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Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

A Víbora: Conceitos e visualidades para cenários de animação

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Alexandre Barbosa de Moura
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientadora: Andréa Renck Reis
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este trabalho consiste na criação e na projeção de cenários para uma obra audiovisual em animação. Partindo da adaptação de Avíbora, história autoral, utiliza processos e métodos de criação cenográfica aplicados na elaboração de uma estética que se relaciona com o conceito de concept art, para servir como documento auxiliar na direção de arte, na criação de ambientes cenográficos virtuais e na elaboração dos elementos visuais da obra.

Palavras-chave: Cenografia, Direção de arte, Animação, Concept art, Arte digital, TCC.

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Reprint: Um curta metragem que mistura live-action e animação 2D

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: João Lucas Pereira Rosa
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientador: André de Freitas Ramos
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
O texto a seguir oferece uma análise detalhada sobre cada etapa do processo de produção do meu curta animado, intitulado REPRINT, que explora a fusão entre animação 2D e live-action. Iniciando com uma reflexão sobre a comunicação visual e a evolução histórica da animação, destaco a interconexão entre design, tecnologia e storytelling, enquanto exploro as intenções narrativas em torno da mistura de técnicas no cinema, principalmente no que se refere ao uso humorístico da metalinguagem. Ao mesmo tempo que me ajudou a analisar diversos desafios em torno de uma produção cinematográfica desse tipo, REPRINT utiliza seu enredo para contar um pouco sobre o uso dessas técnicas e o contraste entre estilos, servindo de inspiração, não só para animadores, mas para ilustradores no geral e designers de produção gráfica também.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia), Live-action, Metalinguagem, Mascotes, Publicidade, Rubber Hose, TCC.

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Disney e o Tarot: A magia dos personagens transformada em oráculo

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Ana Luiza Massena Ribeiro
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientadora: Fernanda de Abreu Cardoso
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
Projeto gráfico de um baralho com 22 cartas de Tarot representadas por personagens animados da empresa Disney. O Tarot, um jogo de cartas que se popularizou pela primeira vez no século XV na Itália, traz consigo mensagens e simbolismos carregados de significados profundos e referências históricas. Vem sendo usado como ferramenta de evolução espiritual, aconselhamento e até como oráculo com o passar dos anos. Os arquétipos dos trunfos do Tarot já foram adaptados ao longo do tempo repetidas vezes para os mais variados temas. Esse trabalho propõe uma nova adaptação utilizando os personagens da Disney como representação de cada carta com o objetivo de propor uma reflexão mais profunda sobre eles, unificando as mensagens passadas pelas animações com a simbologia única do Tarot e buscando provar como os personagens criados pela Disney impactaram o pensamento e desenvolvimento de muitas crianças ao redor do mundo e ainda, como seus ensinamentos podem ser utilizados para o amadurecimento e evolução pessoal de cada pessoa.

Palavras-chave: Tarô, Disney, Animação (Cinematografia), Cartas, TCC.

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O Mistério de Riacho Dourado: Desenvolvimento de personagens para um longa-metragem de animação

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Bernardo Rebello Reis
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientadora: Elizabeth Motta Jacob
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
Este trabalho de conclusão de curso visa apresentar o desenvolvimento de personagens do projeto fictício autoral O Mistério de Riacho Dourado, um longa-metragem animado em tecnologia 3D, com o objetivo de traduzir a cultura popular brasileira para uma linguagem que seja adequada e coerente para a realidade do mercado de animação atual; de tal forma que o filme democratize o acesso à mitologia nacional e expanda o imaginário fantasioso das pessoas, incluindo elementos do folclore e da realidade brasileira no mesmo. Na monografia constam: a motivação da idealização do projeto, o que é e qual é a importância de personagens para uma narrativa, a importância do design de personagem, a identificação dos recursos utilizados para desenvolvê-los, a apresentação de referências, a descrição do enredo e o relatório do processo de desenvolvimento dos primeiros esboços até o resultado final.

Palavras-chave: Desenho, Personagens, Ilustrações, Longa-metragem, Cultura brasileira, TCC.

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Memórias de Emanon: Pré-produção de um curta animado

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Vitor Alves da Rocha Silva
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientador: Marcelo Gonçalves Ribeiro
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Memórias de Emanon é um projeto de conclusão do curso de Comunicação Visual Design da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Consiste na pré-produção de um curta em animação 2D, adaptando o mangá original de mesmo nome. Esse projeto foi realizado para este trabalho de conclusão. Essa monografia relata o meu processo durante o desenvolvimento desse projeto, detalhando todas as etapas, desde o estudo de narrativas e roteiros, escolhas criativas no desenvolvimento visual, meu processo de decisões durante a etapa do storyboard/animatic, construção da trilha sonora e testes de animações. O objetivo desta monografia é mostrar como o estudo mais aprofundado em cada etapa guiou minhas escolhas ao longo do desenvolvimento e também mostrar mais a fundo como uma animação 2D é produzida.

Palavras-chave: Animação, Pré-produção, Storyboard, Cut-out, Anime, TCC.

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