Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

O Processo de Desenvolvimento de Animações de Personagens 3D para Produções Cinematográficas

   Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Gabriel Olivier Alexandre
Instituição: 
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Este projeto tem como foco principal apresentar o processo envolvido no desenvolvimento de animações de personagens em 3D para produções cinematográficas. A pesquisa se propõe a analisar e produzir as etapas cruciais desse processo, desde a pré-produção até o refinamento da animação, considerando aspectos técnicos, criativos e narrativos. Serão exploradas questões relacionadas as etapas da criação das animações de personagens, a construção da narrativa visual, e a utilização dos princípios de animação, visando explorar o melhor método para desenvolver animações expressivas e cativantes.

Palavras-chave: Animação de personagens 3D, Produções cinematográficas, Produção, TCC.


Abstract
This project focuses on presenting the process involved in developing character’s 3D animations for cinematic productions, including both short films and feature-length films. The research aims to analyze and produce the crucial stages of this process, from pre- production to animation refinement, considering technical, creative, and narrative aspects. Issues related to animation creation stages, visual narrative construction, and character animation using animation principles will be explored, aiming to explore the best method for developing expressive and captivating animations.


Para o texto completo, clique aqui! 

Expandir: Animação do videoclipe de Victória Adayme

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Vitoria Bezerra Ferreira
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Comunicação - Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Radialismo
Orientador: Alberto Moura
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
Expandir: Animação do videoclipe da música de Victória Adayme é um trabalho que tem como objetivo ilustrar a canção “Expandir”, com animações em 2D no estilo de colagens e motion graphics. Com letra original da cantora, busquei animar os versos inspirados em minhas vivências e inspirações pessoais, processo autorizado pela autora da música. Minha amiga de longa data na Escola de Comunicação me concedeu os direitos para o projeto e assim nasceu o videoclipe de Expandir, uma colaboração de duas Vitórias.

Palavras-chave: Animação, Música, Videoclipe, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!

A Víbora: Conceitos e visualidades para cenários de animação

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Alexandre Barbosa de Moura
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientadora: Andréa Renck Reis
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este trabalho consiste na criação e na projeção de cenários para uma obra audiovisual em animação. Partindo da adaptação de Avíbora, história autoral, utiliza processos e métodos de criação cenográfica aplicados na elaboração de uma estética que se relaciona com o conceito de concept art, para servir como documento auxiliar na direção de arte, na criação de ambientes cenográficos virtuais e na elaboração dos elementos visuais da obra.

Palavras-chave: Cenografia, Direção de arte, Animação, Concept art, Arte digital, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!

Reprint: Um curta metragem que mistura live-action e animação 2D

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: João Lucas Pereira Rosa
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientador: André de Freitas Ramos
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
O texto a seguir oferece uma análise detalhada sobre cada etapa do processo de produção do meu curta animado, intitulado REPRINT, que explora a fusão entre animação 2D e live-action. Iniciando com uma reflexão sobre a comunicação visual e a evolução histórica da animação, destaco a interconexão entre design, tecnologia e storytelling, enquanto exploro as intenções narrativas em torno da mistura de técnicas no cinema, principalmente no que se refere ao uso humorístico da metalinguagem. Ao mesmo tempo que me ajudou a analisar diversos desafios em torno de uma produção cinematográfica desse tipo, REPRINT utiliza seu enredo para contar um pouco sobre o uso dessas técnicas e o contraste entre estilos, servindo de inspiração, não só para animadores, mas para ilustradores no geral e designers de produção gráfica também.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia), Live-action, Metalinguagem, Mascotes, Publicidade, Rubber Hose, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!

Disney e o Tarot: A magia dos personagens transformada em oráculo

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Ana Luiza Massena Ribeiro
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientadora: Fernanda de Abreu Cardoso
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
Projeto gráfico de um baralho com 22 cartas de Tarot representadas por personagens animados da empresa Disney. O Tarot, um jogo de cartas que se popularizou pela primeira vez no século XV na Itália, traz consigo mensagens e simbolismos carregados de significados profundos e referências históricas. Vem sendo usado como ferramenta de evolução espiritual, aconselhamento e até como oráculo com o passar dos anos. Os arquétipos dos trunfos do Tarot já foram adaptados ao longo do tempo repetidas vezes para os mais variados temas. Esse trabalho propõe uma nova adaptação utilizando os personagens da Disney como representação de cada carta com o objetivo de propor uma reflexão mais profunda sobre eles, unificando as mensagens passadas pelas animações com a simbologia única do Tarot e buscando provar como os personagens criados pela Disney impactaram o pensamento e desenvolvimento de muitas crianças ao redor do mundo e ainda, como seus ensinamentos podem ser utilizados para o amadurecimento e evolução pessoal de cada pessoa.

Palavras-chave: Tarô, Disney, Animação (Cinematografia), Cartas, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!