Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Ana e as Laranjeiras

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Raynara Nathália Carneiro Evangelista
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Cinema e Audiovisual
Orientador(a): Marcos Buccini
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
O trabalho de conclusão de curso é a bíblia de série animada e o roteiro de dois episódios de Ana e as Laranjeiras. A série animada conta a história de Ana, que vive com seu avô Seu Antônio, dois moradores da Área Rural de Olinda, que enfrentam um problema com a escassez na produção de laranjas de suas três laranjeiras depois do falecimento de Dona Maria, avó de Ana. Prejudicados e assustados, eles contarão com a ajuda dos vizinhos da rua da casa de Ana que juntos oferecerão, cada um, algo de grande ajuda para que Ana e Seu Antônio consigam recuperar a produção das laranjeiras e possam exibi-las no Festival da Colheita. A série será composta por 7 episódios de 15 minutos.

Palavras-chave: Bíblia de Série Animada, Animação, 2D, Slice of Life, Ana e as Laranjeiras, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

"Mogli, o menino lobo": A utilização da animação como ferramenta didática no ensino sobre Biodiversidade

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Pedro Augusto do Nascimento Borges
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Ciências Biológicas
Orientador(a): Luiz Augustinho Menezes da Silva
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
A biodiversidade trata da variedade de formas de vidas presentes no planeta, essa temática é importante para ser discutida na educação básica, devido seu caráter informativo e interdisciplinar, apresentando a riqueza biológica do mundo e estimulando a conscientização acerca da preservação e conservação da fauna e flora. Para abordar esse assunto, é necessário utilizar estratégias e ferramentas que facilitem a compreensão do conteúdo, por exemplo, filmes como recurso didático, pois colabora ativamente para o processo de ensino-aprendizagem, por trazer um olhar dinâmico e interativo para os conteúdos científicos. Nessa perspectiva, a pesquisa almeja realizar uma análise do filme “Mogli, o menino lobo” para se refletir sobre o uso de animação no ensino de Biodiversidade e verificar a sua potencialidade como ferramenta didática, através da contextualização da temática proposta com outros conteúdos presentes nesta obra, além de investigar acerca de similaridades e associações com a biodiversidade nativa do Brasil. A metodologia foi de abordagem qualitativa de caráter descritivo e observacional captando o máximo de informações e detalhes inferindo categorias. O filme de animação analisada traz em seu enredo e elementos narrativos como cenários, personagens, interações e trilha sonora, diversos assuntos e representações de conteúdos científicos apresentados na sala de aula, sendo possível discutir aspectos morfológicos, ecológicos, sociais e subjetivos com os alunos. Esses conceitos podem ser aplicados pelo docente utilizando-os para ampliar a aprendizagem e transformá-la em um processo leve e prazeroso, por conta do lado lúdico que o recurso apresenta, ele proporciona a estimulação do interesse e a curiosidade dos estudantes acerca dos assuntos de Ciências e Biologia.

Palavras-chave: Educação, Diversidade biológica, Filme de animação, Recurso didático, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

A Cachoeira dos Pássaros

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Thiago Rodrigues de Almeida
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Cinema e Audiovisual
Orientador(a): Marcos Buccini
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
A cachoeira dos pássaros é um curta-metragem do gênero drama no formato de animação de recorte analógico em stop motion 2D. A narrativa caminha em torno de um pássaro endêmico da Mata-Atlântica que ao retornar para a cachoeira onde nasceu e passou boa parte de sua vida descobre que no local está sendo construído uma enorme gaiola entorno da lagoa. Com isso, busco nesse projeto trabalhar questões de privatização de locais públicos e parques nacionais, além de sentimento pertencimento, ciclo de vida, meio ambiente.

Palavras-chave: Cinema de animação, Stop motion, Curta-metragem, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

O Tributo ao Bom Vizinho: A obra de Walt Disney no Brasil durante a política de boa vizinhança

Dissertação de Mestrado

Nome: Marla Barbosa Costa
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais
Orientador: Marcos Guedes Vaz Sampaio
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho busca analisar a participação das obras de Walt Disney nas relações entre Estados Unidos e América Latina, com especial destaque para o Brasil, durante a Política de Boa Vizinhança do governo Franklin Delano Roosevelt entre os anos de 1933 e 1945. O intuito do trabalho é avaliar, utilizando os conceitos de ideologia e cultura, de que forma o cinema de Walt Disney direcionado à América Latina contribuiu para a construção de um imaginário social latino-americano e brasileiro que acolheu uma visão de mundo e um estilo de vida norteamericanos. Durante a Política da Boa Vizinhança, as relações entre os Estados Unidos e os países da América do Sul e Central foram transformadas, avançando de um momento inicial caracterizado pela imposição econômica e ocupações militares estadunidenses na região, para outro centrado em acordos econômicos e intercâmbios culturais, dentre os quais, incluíam-se o envio de obras cinematográficas norte-americanas e recepção de artistas latino-americanos por parte dos Estados Unidos. Essa política teve como objetivo melhorar as relações estadunidenses com a América Latina, bem como manter afastadas possíveis influências europeias, sobretudo da Alemanha em função da ascensão do nazismo. O cinema foi uma das estratégias utilizadas visando à construção de uma relação mais sólida, por meio da disseminação de seu estilo de vida e sua concepção de organização social e econômica, de natureza capitalista, em um contexto de ameaças à ordem internacional construída pelas democracias ocidentais, com a ascensão socialista na URSS e do nazifascismo em algumas nações europeias. Neste cenário, a obra de Walt Disney contribui com sua ludicidade para diluir resistências e estabelecer uma aproximação cultural e identitária, ajudando a fortalecer os laços entre os Estados Unidos e a América Latina e o Brasil.

Palavras-chave: Americanização, Ideologia, Cinema, Disney, Brasil e Estados Unidos, Relações internacionais

Abstract
The present work seeks to analyze the participation of Walt Disney works in the relations between the United States and Latin America, with special emphasis on Brazil, during the Good Neighborliness Policy of the Franklin Delano Roosevelt government between 1933 and 1945. This work is to evaluate, using the concepts of ideology and culture, how Walt Disney's cinema directed to Latin America contributed to the construction of a Latin American and Brazilian social imaginary that embraced a North- American's vision of the world. During the Good Neighborliness’s Policy, relations between the United States and the countries of South and Central America were transformed, advancing from an initial moment characterized by economic imposition and US military occupations in the region, to another centered on economic agreements and cultural exchanges, among which included the sending of North American cinematographic works and reception of Latin American artists by the United States. This policy aimed at improving US relations with Latin America, as well as possible keeping far away European influences, especially from Germany because of the rise of Nazism. Cinema was one of the strategies used to build a more solid relationship through the dissemination of its life style and its conception of capitalist social and economic organization in a context of threats to the international order built by Western democracies, with the socialist rise in the USSR and Nazi-fascism in some European nations. In this scenario, the work of Walt Disney contributes with its playfulness to dilute resistances and establish a cultural and identity approach, helping to strengthen the ties between the United States and Latin America and Brazil.

Keywords:

Para o texto completo, clique aqui!

O Política e o Juridicamente Correto: Análise jurídica das controvérsias de South Park

Dissertação de Mestrado

Nome: Henrique Breda Foltz Cavalcanti
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direito
Orientador: Daniel Oitaven Pamponet Miguel
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
A presente dissertação se propõe a analisar as inter-relações entre as polêmicas exploradas pelo seriado norte-americano South Park e decisões judiciais no Brasil, relacionando-as com a mentalidade pregada pelo assim chamado pensamento “politicamente correto”. Ao todo serão abordadas sete decisões, a saber: o provimento liminar e a sentença de mérito exarados pelo juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho na Ação Popular 101189-79.2017.4.01.3400, referente a assim chamada “cura gay”; o julgamento no Supremo Tribunal Federal do caso Ellwanger, no qual um editor de livros gaúcho foi acusado de racismo por divulgar obras de conteúdo antissemita; a criminalização pelo STF dos atos de homofobia e transfobia, equiparando-os ao crime de racismo para fins penais; a declaração de inconstitucionalidade, pela Suprema Corte, da prática cultural nordestina da vaquejada; a decisão da juíza Caroline Santos Lima que determinou às boates e casas noturnas de Brasília que se abstivessem de cobrar preços diferenciados para o ingresso de homens e mulheres em seus recintos; e a decisão da 1ª Turma do STF que considerou inconstitucionais os dispositivos do Código Penal brasileiro que criminalizam o aborto consentido. Ao fim, conclui-se que o pensamento politicamente correto vem interferindo de forma indevida nos julgamentos proferidos pela Justiça brasileira.

Palavras-chave: politicamente correto, cura gay, racismo, homofobia, vaquejada, igualdade de gênero, aborto

Abstract
The present dissertation proposes to analyze the interrelationships between the controversies explored by the North American series South Park and judicial decisions in Brazil, relating them to the mentality preached by the so-called “political correctness” thinking. Altogether, seven decisions will be addressed, namely: the preliminary injunction and the merit award issued by federal judge Waldemar Cláudio de Carvalho in Popular Action 101189-79.2017.4.01.3400, referring to the so-called “gay cure”; the trial at the Supreme Court of the Ellwanger case, in which a gaúcho editor was accused of racism for publishing works with anti-Semitic content; the Supreme Court’s criminalization of homophobia and transphobia, equating them with the felony of racism for criminal purposes; the Supreme Court's declaration of unconstitutionality of the northeastern cultural practice of vaquejada; the decision of judge Caroline Santos Lima, who ordered night clubs in Brasília to refrain from charging differentiated prices for the admission of men and women to their premises; and the decision of the 1st Panel of the Supreme Court that ruled the provisions of the Brazilian Penal Code that criminalize consented abortion to be unconstitutional. In the end, we conclude that politically correct thinking has been unduly interfering in verdicts rendered by the Brazilian Justice.

Keywords: Political correctness, gay cure, racism, homophobia, gender equality, abortion, rodeios

Para o texto completo, clique aqui!