Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

"Mogli, o menino lobo": A utilização da animação como ferramenta didática no ensino sobre Biodiversidade

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Pedro Augusto do Nascimento Borges
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Ciências Biológicas
Orientador(a): Luiz Augustinho Menezes da Silva
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
A biodiversidade trata da variedade de formas de vidas presentes no planeta, essa temática é importante para ser discutida na educação básica, devido seu caráter informativo e interdisciplinar, apresentando a riqueza biológica do mundo e estimulando a conscientização acerca da preservação e conservação da fauna e flora. Para abordar esse assunto, é necessário utilizar estratégias e ferramentas que facilitem a compreensão do conteúdo, por exemplo, filmes como recurso didático, pois colabora ativamente para o processo de ensino-aprendizagem, por trazer um olhar dinâmico e interativo para os conteúdos científicos. Nessa perspectiva, a pesquisa almeja realizar uma análise do filme “Mogli, o menino lobo” para se refletir sobre o uso de animação no ensino de Biodiversidade e verificar a sua potencialidade como ferramenta didática, através da contextualização da temática proposta com outros conteúdos presentes nesta obra, além de investigar acerca de similaridades e associações com a biodiversidade nativa do Brasil. A metodologia foi de abordagem qualitativa de caráter descritivo e observacional captando o máximo de informações e detalhes inferindo categorias. O filme de animação analisada traz em seu enredo e elementos narrativos como cenários, personagens, interações e trilha sonora, diversos assuntos e representações de conteúdos científicos apresentados na sala de aula, sendo possível discutir aspectos morfológicos, ecológicos, sociais e subjetivos com os alunos. Esses conceitos podem ser aplicados pelo docente utilizando-os para ampliar a aprendizagem e transformá-la em um processo leve e prazeroso, por conta do lado lúdico que o recurso apresenta, ele proporciona a estimulação do interesse e a curiosidade dos estudantes acerca dos assuntos de Ciências e Biologia.

Palavras-chave: Educação, Diversidade biológica, Filme de animação, Recurso didático, TCC

Para o texto completo, clique aqui!