Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Sertaniando: Relações entre música e imagens visuais no filme Boi Aruá

Tese de Doutorado

Nome:
Luís Cláudio Pires Seixas
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Orientador: Paulo Costa Lima
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Essa pesquisa busca entender o caminho percorrido pelo compositor Ernst Widmer em resposta ao desafio de se referir ao sertão nordestino em “Boi Aruá”, um filme de desenho animado de Chico Liberato, cujo roteiro escrito por Alba Liberato, parte da história mítica de um boi encantado, impossível de ser capturado. Para tanto, inicialmente, esse filme foi localizado na tradição do cinema brasileiro e no contexto dos filmes de animação (capítulo 1). A modelagem conceitual desse estudo é feita pelos atributos sertanejos da aridez, intrepidez e encantamento que além de orientarem o esforço reflexivo aqui empreendido, aparecem refletidos nas reações criativas produzidas a partir dessa pesquisa. Com o objetivo de facilitar as reflexões analíticas empreendidas em “Sertania”, que é a versão para concerto da música composta por Widmer para “Boi Aruá” e suas relações com imagens visuais foram discutidos alguns aspectos da música fílmica a partir dessa obra audiovisual (capítulo 2) para então, após uma visita ao sertão enquanto contexto gerador de narrativas (capítulo 3), ambientar a pesquisa com o objetivo de facilitar uma aproximação com esse local, com seu povo e sua cultura. A partir daí foi realizado um mergulho analítico (capítulo 4) em “Boi Aruá” e na música orquestral composta por Widmer para apoiá-lo partindo-se de hipóteses que desconfiavam que (1) essa música estaria estruturada em torno do conceito de simetria e que (2) a aplicação musical desse conceito, nessa obra, estaria orientando escolhas no campo das alturas. A confirmação de tais hipóteses implicou na percepção de alguns recursos técnicos usados por Widmer que incluem um extenso trabalho motívico e grafismos usados de modo peculiar. Além disso, o conteúdo simbólico do roteiro de “Boi Aruá” inspirou uma leitura simbólica que o relaciona numericamente com “Sertania”. Como se trata de uma pesquisa focada em composição musical, os atributos representáveis do sertão inspiraram soluções criativas em peças musicais compostas como reações ao observado analiticamente (capítulo 5). As conclusões e recomendações para favorecerem futuras realizações, por fim, fecham esse texto (capítulo 6).

Palavras-chave: Ernst Widmer, Boi Aruá, Sertania, Música Fílmica, Desenho Animado

Abstract
This Research seeks to understand the way Ernst Widmer went about responding to the challenge to depict the northeastern sertão in “Boi Aruá”. An animation film by Chico Liberato, whose screenplay written by Alba Liberato tells the mythical story of a bull impossible to catch. To do so, initially, this film localized in the context of traditional Brazilian cinema (Chapter 1). The conceptual modeling of this study is done using the attributes of dryness, intrepidness and enchantment that, besides guiding the efforts of reflection undertaken here, are apparent in the creative reactions produced as result of this research. Having as a goal to facilitate analytical reflections undertaken in “Sertania”, which is the concert version of the music composed by Widmer to “Boi Aruá”, and its relationship to visual images, some aspects of film music were discussed using this audiovisual piece (Chapter 2) to guide this research, after a visit to sertão as a context generator of narratives, with the objective of facilitating a better understanding of this place, its people and local culture. Then, a profound analysis (Chapter 4) was done of the movie and of the orchestral music composed by Widmer to support it departing from hypotheses that suspected that (1) the music would be structured around the concept of symmetry and (2) that the musical application of this concept would be guiding choices in the pitch field. The confirmation of such hypotheses had implications on the perception of some technical resources used by Widmer which include an extensive development of motifs and drawings used in a peculiar way. In addition, the symbolical content of the screenplay of “Boi Aruá” inspired a symbolic reading that relates it numerically with “Sertania”. Since this research focused on musical composition, the representational attributes of the sertão inspired creative solutions in musical pieces composed as reactions to what was analytically observed (Chapter 5). Finally, conclusions and recommendations to improve future work in this field close this text (Chapter 6).

Keywords:

Para o texto completo, clique aqui!

Consagrando Animação: Desafios para a legitimização do desenho animado

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Amanda Maria Dultra
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Faculdade de Comunicação
Orientador: Marcos Oliveira Carvalho
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este específico trabalho é a memória descritiva do Trabalho de Conclusão de Curso “Consagrando Animação: Desafios para a Legitimação do Desenho Animado”, uma produção de curta-metragem na formatação de vídeo-ensaio. O trabalho explora as adversidades encontradas pela animação no seu reconhecimento como uma forma de arte legítima, e pode ser encontrado aqui: https://cutt.ly/Bb4iQVA. Levando em conta a construção de mérito dessa linguagem audiovisual sob uma perspectiva histórica, este memorial registra os achados da investigação sobre esse fenômeno de valoração - essa explorada no produto.

Palavras-chave: ABCA, Animação, ASIFA, Disputas simbolicas, Ligitimação, Video ensaio

Para o texto completo, clique aqui!

Os Juízes de South Park: Um estudo analógico entre sua tragicomédia e a imagem jenga do direito

Dissertação de Mestrado

Nome: Pedro de Oliveira Duarte
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Programa de Pós-graduação em Direito
Orientador: Daniel Oitaven Pearce Pamponet Miguel
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho, partindo de uma perspectiva pragmática (voltada para o resultado) e pós-moderna (para além da racionalidade convencional ou cartesiana), tem o objetivo geral de compreender a estrutura jurídica enquanto submersa no oceano da sociedade plural, em que é indiscriminadamente influenciada pelas diversas correntezas discursivas e, embora seja transformada indefinidamente ao longo do tempo, permanece operativa na medida que ampara o contexto social sem perder sua identidade. Dito isso, em face da influência tragicômica de situações e personagens da série animada South Park (alinhada a reflexões sobre as teorias do reconhecimento e do teor desconstrutivo presente em algumas variações do movimento Direito e Literatura), a imagem mais precisa para o Direito seria a de uma estrutura amorfa que se transforme ao longo tempo, influenciada que é pela capacidade de mudança do contexto. Para tanto, surge a imagem artístico-narrativa de uma partida de Jenga, a qual é capaz de tangenciar muitas das principais características jurídicas que necessitam de ser trabalhadas, tais como: [1] a questão da contingência do Direito; [2] a existência (ou não) de uma racionalidade transversal interna ao campo jurídico; [3] a possibilidade de desenvolvimento de virtudes éticas do julgador que o auxiliariam no encontro com as nuances do particular e; [4] a natureza da justiça, sendo ela própria também mergulhada no universo plural contemporâneo.

Palavras-chave: Jenga-Jurídico, South Park, Pós-Modernidade, Desconstrução, Reconhecimento, Reconhecimento (Direito), Juízes - Comédias, Desconstrução (Filosofia), South Park (Programa de televisão), Direito e arte

Abstract
The present work, starting from a pragmatic and postmodern perspective (that is, result oriented and beyond conventional or Cartesian rationality), has the general objective of understanding the legal structure as it is submerged in the ocean of plural society, in which it is indiscriminately influenced by the different discursive currents and, although it is transformed indefinitely over time, it remains operative insofar as it supports the social context without losing its identity. That said, given the tragicomic influence of both situations and characters from the South Park animated series (aligned with reflections on theories of recognition and the deconstructive content present in some variations of the Law and Literature movement), the most accurate image for Law would be the of an amorphous structure that is transformed over time, influenced as it is by the context’s ability to change. In order to do so, the artistic-narrative image of a Jenga game emerges, which is capable of touching many of the main legal characteristics that need to be worked on, such as: [1] the issue of the contingency of Law; [2] the existence (or not) of a transversal rationality internal to the legal field; [3] the possibility of developing some adjudicative ethical virtues that would help the judge in meeting the nuances of the particular and; [4] the nature of justice, being itself also immersed in the contemporary plural universe.

Keywords: Jenga-Juridical, South Park, Postmodernity, Deconstruction, Recognition, Recognition (Law), Judges - Comedies, Deconstruction (Philosophy), South Park (Television Program), Direito e arte

Para o texto completo, clique aqui!

Animando "Entressonho": Memórias e sonhos como referências imagéticas na criação de um curta-metragem de animação


Dissertação de Mestrado

Nome: Leandro Luiz de Abreu Pimentel
Instituição: Universidade Federal de Goiás -  Faculdade de Artes Visuais
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Orientador: 
Flávio Gomes de Oliveira
Ano: 2025
País: Brasil

Resumo
O projeto de pesquisa teórico-poético apresentado explora, por meio de uma perspectiva autobiográfica, como o repertório de imagens mentais se transforma em material para o desenvolvimento de uma poética visual, utilizando memórias e sonhos na produção de uma animação 2D. A motivação da pesquisa nasce dos relatos do próprio pesquisador, que compartilha sua experiência de ter parado de sonhar durante uma crise de saúde mental e, posteriormente, ter conseguido retornar ao universo dos sonhos, os quais influenciam suas novas produções artísticas. A busca por respostas guia o percurso da pesquisa, iniciando pelo interesse em: compreender as imagens mentais através dos estudos da Cultura Visual; Investigar a relação entre o capitalismo, a saúde mental e o sonho; analisar o atravessamento criativo entre memória, sonho e cinema; e investigar como o processo criativo, originado das imagens mentais, se transfigura em uma animação 2D. O referencial teórico se fundamenta no conceito de “imagem mental” de W.J.T Mitchell e nos estudos da Cultura Visual de Anna María Guasch, Fernando Hernández, Georges Didi-Huberman, Jonathan Crary, Nicholas Mirzoeff e Raimundo Martins. A base teórico-conceitual sobre a epistemologia do sonho é alicerçada nos estudos de Sidarta Ribeiro e, sobre o cinema, nos estudos de Arlindo Machado.

Palavras-chave: Imagem mental, Cultura visual, Sonho, Cinema, Animação, Dissertação.

Abstract:
The presented theoretical-poetic research project explores, from an autobiographical perspective, how the repertoire of mental images transforms into material for the development of a visual poetics, using memories and dreams in the production of a 2D animation. The motivation for the research arises from the researcher’s own accounts of having stopped dreaming during a mental health crisis and subsequently managing to return to the world of dreams, which resonate in his new artistic productions. The search for answers guides the research path, starting with an interest in: understanding mental images through Visual Culture studies; investigating the relationship between capitalism, mental health, and dreams; analyzing the creative intersection between memory, dreams, and cinema; and exploring how the creative process originating from mental images transforms into a 2D animation. The theoretical framework is grounded in W.J.T. Mitchell's concept of "mental image" and in the Visual Culture studies of Anna María Guasch, Fernando Hernández, Georges Didi-Huberman, Jonathan Crary, Nicholas Mirzoeff, and Raimundo Martins. The theoretical-conceptual basis on the epistemology of dreams is grounded in the studies of Sidarta Ribeiro, and on cinema, in the studies of Arlindo Machado.

Keywords: Mental image, Visual culture, Dream, Animation

Para o texto completo, clique aqui! 

Sobre Filmes Infantis e Linguagem Audiovisual: O caso d'O Rei Leão

 Dissertação de Mestrado


Nome: Tadeu Queiroz Maia
Instituição: UnB - Universidade de Brasília 
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Educação
Orientadora: 
Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo
Este trabalho utiliza alguns aspectos da linguagem audiovisual, através do filme O Rei Leão, dos estúdios Walt Disney, para realizar a analise do valor educativo e da Educação da Sensibilidade do Olhar desta linguagem. Os valores éticos e estéticos são reproduzidos nos filmes e manifestam-se por meio dos elementos cinematográficos da narrativa audiovisual, que querem transmitir virtudes. O desenvolvimento da linguagem e da consciência estão juntos. O mesmo ocorre com, os conceitos (resultantes do processo de nomeação das coisas). A nomeação das coisas e dos objetos não se limita à palavra escrita. A mínima consciência dos desejos, das vontades, do pensar é necessária para que possa ser transmitido aos outros. A Estética, assim como a Ética, são conteúdos da filosofia que emergem do cotidiano. Há complexos de subjetivação constituídos que operam no seio da inteligência, mas também da sensibilidade, dos afetos, dos fantasmas inconscientes e também das grandes máquinas sociais que não podem ser qualificadas de humanas. A fotografia possibilita uma representação do real objetivamente. O cinema é a linguagem da ação na realidade. Com o movimento da/na imagem mudou-se a própria noção da imagem, mudando também a própria percepção da realidade. Com a narrativa audiovisual a natureza da representação do real é alterada. As imagens oferecem uma ilusão de controle sobre a natureza, sendo o duplo do representado, do simulacro. No decorrer do processo histórico o valor mágico da imagem foi se transformando. A propriedade da imagem técnica está na promoção da indiferenciação crítica entre o real e o construído pela tecnologia da era da reprodutibilidade técnica. Por outro lado, a imagem pode se valer da tecnologia para levar a um maior número de pessoas as possibilidades de crítica da realidade, ou seja, convidar a pensar acerca da realidade da “coisa em si”. A participação crítica é problematizadora do naturalizado. Problematizadora de si mesmo no mundo e do mundo em si. A Arte transcende a sua determinação social e se emancipa a partir do real do discurso e do comportamento, preservando, no entanto, sua presença esmagadora. A mudança do foco do olhar também conduziria à abertura para sistemas de valor com implicações sociais e culturais. Na sociedade do espetáculo tudo tem caráter midiático, inclusive a Arte, portanto, desenvolver a sensibilidade para percepção desta nuance da era da reprodutibilidade técnica torna-se necessário..

Palavras-chave: Cinema, Recursos audiovisuais, Ética, Estética, Filmes infantis, Educação, Dissertação.

Abstract:
This work uses some aspects of the audiovisual language through the film “Lion King”, from the Walt Disney Studios to realize the analysis of the value of education and the Education of the Vision Sensitivity of this language. The ethical and aesthetic values are reproduced in the films and show themselves through the cinematographic elements of the audiovisual narrative that want to transmit virtues. The ethical and aesthetic values are reproduced in the film and are disclosed by means of the cinematographic elements of the audiovisual narrative that wants to transmit virtues. The developments of the language and of the conscience are together. Exactly it occurs with, the concepts (resulting from the process of nomination of things). The nomination of things and objects is not limited to the written word. The minimum conscience of the desires, the will, the thought is necessary so that it can be transmitted to others. The Aesthetic, as well as the Ethics, are contents of the philosophy that emerges from the day-to-day. It also has consisting complexes of subjectivity that operate in the seat of intelligence, but of sensitivity, of the affection, the unconscious ghosts and also of the great social machines that cannot be qualified as human beings. The photograph makes possible a representation of the Real objective. The cinema is the language of the action in the reality. With the movement of in/the image changed its proper notion of the image, also switching the proper perception of reality. With the audiovisual narrative the nature of the representation of the Real is modified. The images offer to a control illusion on the nature, duplicating what is represented, simulated. Through the elapsing of the historical process, the magical value of the image was transformed. The property of the technical image is in the promotion of the critical indifferentiation between the Real and what is constructed by the technology in the age of technical reproduction. On the other hand, the image can use technology to reach to a greater number of people the possibility to criticize reality; that is to say, inviting to rethink that concerning reality of the “thing in itself”. The critical participation is problematic to the naturalized one. Problematic of itself exactly in the world and the world in itself. The art transcends its social determination and if it emancipates from Real of the speech and the behavior, preserving, however, its suffocating presence. The change of the focus of the vision would also lead to the opening for systems of values with social and cultural implications. In the society of spectacles everything has a media character, including Art, therefore, to develop sensitivity for the perception of this nuance in the age of technical reproduction becomes necessary.


Para o texto completo, clique aqui!