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Ele que Caiu do Céu: Memorial da produção de storyboard para curta-metragem de terror em animação

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Giulia Nunes Coutinho Estrela
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Curso Jornalismo
Orientador(a): Adil Giovanni Lepri
Ano: 2025
País: Brasil

Resumo
“Ele que Caiu do Céu” é o projeto de pré-produção de curta-metragem de terror em animação 2D sobre o sórdido romance entre um tanatopraxista e o que ele acredita ser um anjo caído. Este curta surge de uma inquietação sobre questões de gênero do autor, assim como de sua paixão por monstros e o que há de horripilante. O presente memorial apresenta um entendimento teórico e histórico da arte do storyboard, sua importância cinematográfica tanto na animação quanto no live-action, acompanhado do processo de pré-produção de um curta animado. O memorial visa um maior entendimento e apreciação da arte da animação, assim como um incentivo ao estudo e desenvolvimento do mesmo no cenário audiovisual baiano.

Palavras-chave: Storyboard, Animação, Curta-metragem, Roteiro, Terror, Cinema, Queer, Trans, TCC

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O Xintoísmo e os Filmes de Hayao Miyazaki: A influência da religião em suas narrativas


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Amanda Lopes de Morais
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Daniel Leal Werneck
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
O Xintoísmo é a religião nativa do Japão que permanece, até hoje, como a religião com maior número de adeptos no país, juntamente com o Budismo. Uma vez que se caracteriza como parte indispensável da cultura japonesa, pode-se dizer que os ensinamentos xintoístas estejam nela enraizados. O cineasta e animador Hayao Miyazaki (1941-), nascido e criado no Japão, sofreu influência desta religião, podendo-se verificar esta influência em seus trabalhos enquanto diretor. Este artigo propõe-se a analisar elementos xintoístas presentes em alguns filmes de animação dirigidos por Miyazaki e como influenciam suas narrativas, especialmente quanto a aspectos morais e éticos das mesmas.

Palavras-chave: Animação, Miyazaki, Ghibli, Xintoísmo, TCC.



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A Estética Híbrida na Série 'O Incrível Mundo de Gumball'

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Maria Clara de Oliveira Lima
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Antônio César Fialho de Sousa 
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
O presente artigo expõe um estudo sobre a estética da animação híbrida no contexto da série de televisão animada O Incrível Mundo de Gumball. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma análise histórica de animações híbridas predecessoras à série e, posteriormente, da observação de determinados episódios, de modo a apontar as principais características de seu hibridismo aplicados à estética e à narrativa. Assim, o objetivo desta pesquisa é o de demonstrar a capacidade do hibridismo em ampliar e enriquecer a visualidade e a narrativa das obras na qual está presente.

Palavras-chave: Animação, Técnica, Cinema de animação, O incrível mundo de Gumball, TCC.


Abstract
The present article exposes a study on the aesthetics of hybrid animation in the context of  the  animated  TV  series The  Amazing  World  of  Gumball.  The  research  was developed through an historical analysis of the hybrid animations that were released prior to the series and, afterwards, on the observation of certain episodes, in order to point  out  the  main  features  of  the  hybridism  applied  to  its  aesthetics  and  narrative. Thus, the goal of this research is to demonstrate hybridism’s capacity to broaden and enrich the visuals of the works in which it is present.


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Psicologia em Design de Personagem: Influenciando um design visual mais efetivo


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Julia Fumes Urbanjos
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Daniel L. Werneck
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
A presente monografia propõe analisar alguns componentes usados no design de personagem para animação que partem de princípios psicológicos. Apesar de sua importância no design do personagem animado, os aspectos internos de conceptualização da personalidade geralmente recebem menos importância durante o processo de criação. Teorias em psicologia analítica e psicologia humanista foram investigadas, discutidas e então vinculadas ao design de personagens. Livros como O herói de mil faces, Jornada do escritor: Estrutura mítica para escritores e Os arquétipos e o inconsciente coletivo foram usados como referência. A relação entre psicologia e visualidade também foi discutida, na tentativa de demonstrar o valor da delimitação psicológica para a construção de um design que funcionasse bem no suporte à narrativa, ao mesmo tempo em que explicita ao público o funcionamento interno dos personagens.

Palavras-chave: Design de Personagem, Psicologia, Arquétipos, Forma, Cor, TCC.


Abstract
This monograph proposes to analyze some components used in character design for animation that depart from psychological principles. Despite their importance in animated character design, the inner aspects of personality conceptualization are generally given less importance during the creation process. Theories in analytical psychology and humanistic psychology were investigated, discussed and then linked to character design. Books such as The Hero with a Thousand Faces, The Writer's Journey: Mythical Structure for Writers, and The Archetypes and the Collective Unconscious were used as references. The relationship between psychology and visuality was also discussed, in an attempt to demonstrate the value of psychological delimitation for the construction of a design that would work well in supporting the narrative, while explaining to the public the characters' inner workings.


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A Análise da Pintura de Animação a partir do Termo Textura Empregado por Wucius Wong: Como os métodos de pintura de um animação podem sugerir uma contribuição comunicativa a narrativa

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Josiane Oliveira da Silva
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Daniel L. Werneck
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
Esta monografia tem como objetivo de pesquisa as diferentes colocações do termo Textura desenvolvidos por Wucius Wong (2007) no texto “Princípios da Forma e do Desenho”, que utiliza o método de segmentação das texturas desenvolvidas os parâmetros: decorativa, espontânea e mecânica. Desta maneira, o estudo se propôs analisar trechos de curtas-metragens, do ponto de vista dos métodos de pinturas das imagens, identificando indícios das possíveis texturas empregadas por Wong. Através dessa análise buscou-se pontuar a importância dos métodos de pintura na estrutura de um filme animado a modo sugerir uma contribuição comunicativa à narrativa e ao estudo da pintura na animação.

Palavras-chave: Textura, Pintura em Animação, Fotografia Animada, Wucius Wong, TCC.


Abstract
This monograph aims to research different placements of the term Texture developed by Wucius Wong (2007) in the text “Principles of Form and Design”, which uses the method of adaptation of textures developed in the following parameters: decorative, spontaneous and mechanical. Thus, the study proposed to analyze excerpts of short and feature films, from the point of view of image painting methods, identifying signs of possible textures used by Wong. Through this analysis we sought to point out the importance of painting methods in the structure of an animated film in order to suggest a communicative contribution to the narrative.


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