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Da Terra Vermelha Vêm os Humanos: Comunicação inter-religiosa na semiosfera xinto-budista-cristã de Neon Genesis Evangelion

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Josieldo Silva Pereira
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Jornalismo
Orientador(a): Gabriela Frota Reinaldo
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
No senso comum, os animes, termo que abrevia as obras de animação em estilo mangá produzidas no Japão, são geralmente atribuídos ao público infantil, dada a quantidade de personagens em seus enredos elaboradas para representarem a faixa etária deste público. Diversos exemplos desta indústria cultural, no entanto, ultrapassam esta noção e evidenciam complexas relações de conteúdo, com apresentação de temas mais densos, caso do anime Neon Genesis Evangelion (新世紀エヴァンゲリオン, Shin Seiki Evangerion , Hideaki Anno, 1995). Seu enredo mostra um entrelace de temas pouco debatidos nos animes, tais como a inserção do niilismo, do existencialismo e a aglutinação de crenças religiosas, em especial a manifestação do cristianismo atrelado às narrativas e práticas do xintoísmo e do budismo, religiões basilares da sociedade japonesa. Mesmo com o cristianismo não exercendo, na História do Japão, um papel destacável como o xintoísmo e o budismo (HORI, 1981), a religião se estabelece nas imagens de Neon Genesis Evangelion de modo a se comunicar inter-religiosamente, propiciando um novo comportamento religioso. Esta pesquisa se debruça sobre esta comunicação a partir do espaço que o cristianismo ocupa nas zonas fronteiriças de uma semiosfera em que xintoísmo e budismo transitam conjunta e interculturalmente. Tais relações de dialogismos permitem supor a criação de um novo texto sistêmico moldado por trocas de signos religiosos em movimentação constante de uma fronteira a outra, possibilitando a manutenção de uma nova semiosfera cujo texto cultural central a pesquisa conseguiu abarcar pela adoção do termo xinto-budismo-cristão . O trabalho faz uso das noções de fronteira semiótica, semiosfera, texto cultural, símbolo, entre outras, sob o arcabouço da Semiótica da Cultura, cujo principal representante é o pesquisador russo Iuri Lotman (1990, 2000). Ao longo do texto, foram analisados alguns dos pontos principais dos 26 episódios da animação, à luz de discussões sobre as configurações religiosas também baseadas em autores como Sasaki (2011), Kaneoya (2012), Usarski (2009) e Shoji (2017).

Palavras-chave: Animação japonesa, Xintoísmo, Budismo, Cristianismo, Semiótica da cultura, TCC

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O Consumismo e a Influência da Publicidade: Uma análise fílmica de Wall-e (2008)

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ana Carolina Pontes Morales
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Curso de Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda
Orientador(a): Alan Eduardo dos Santos Góes
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Esta monografia se propõe a realizar uma análise fílmica da animação Wall-E, lançada em 2008 pela Pixar Animation Studios. Para concretizar tal objetivo, optou-se por trabalhar com dois temas que são muito relevantes ao longo da narrativa: primeiramente, analisa-se a representação do consumismo desenfreado e as suas consequências para a Terra em um futuro distópico; e, em seguida, procura-se discutir a responsabilidade que a comunicação publicitária tem ao emitir suas mensagens e de que forma a mesma pode influenciar nesta prática. Desse modo, torna-se fundamental ter como base o conhecimento teórico proposto por diversos autores das áreas de comunicação social, estudos de consumo e análise fílmica, tais como: Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Gilles Lipovetsky, Marvin DeFleur, Jacques Aumont, Michel Marie, Christopher Vogler, Joseph Campbell, Robert McKee, entre outros nomes pertinentes que foram utilizados no levantamento bibliográfico desta pesquisa. Portanto, é possível concluir que esta obra cinematográfica é capaz de suscitar inúmeras reflexões que abrangem públicos de diversas faixas etárias, sendo um exemplo de narrativa bem construída, com personagens memoráveis e contribuições que vão além do seu tempo.

Palavras-chave: Consumismo, Publicidade, Animação, Wall-e, Análise fílmica, TCC

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Design de Som para Animação: A construção de um método de sonorização a partir do estudo de caso da série animada Astrobaldo

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Niedja Lorena Cavalcante Duarte
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Antônio José Melo Leite Júnior
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Nos tempos modernos, em que as condições para criação de novas produções audiovisuais estão cada vez mais acessíveis, vem surgindo um número crescente de novos produtores que têm se aventurado no ramo da edição sonora. Contudo, apesar das diversas técnicas desenvolvidas ao longo da história, para aqueles que estão entrando agora nesse mercado, pensar em como montar um projeto de criação e de edição de som pode ser ainda uma tarefa árdua. Percebendo uma dificuldade em encontrar estudos sobre como o som vem sendo construído em animações atuais, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um método de sonorização para desenhos animados. Este, por sua vez, foi estruturado em quatro etapas de processos: Pré Produção, Produção, Pós Produção e Controle da Qualidade. A metodologia proposta foi estabelecida a partir do estudo de caso da sonorização da animação brasileira Astrobaldo e teve como base os trabalhos de pesquisadores como Robin Beauchamp, Michel Chion e Carlos Abbate.

Palavras-chave: Design de som, Animação, Edição de som, Sonoplastia, TCC

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Política Nacional de Fomento ao Audiovisual e o Desenvolvimento do Cinema de Animação no Ceará

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Roberta Filizola Custodio Barroso
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Direito
Orientador(a): Marcio Ferreira Rodrigues Pereira
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Na conjuntura do cinema contemporâneo nacional, destaca-se o segmento da animação, que atravessa um momento singular em sua trajetória, tanto pela quantidade de produções, quanto pela qualidade do que está sendo exibido. No Ceará, o setor também foi contemplado com o um perceptível aumento, com a produção das séries “Astrobaldo”, da produtora Lunart, e “Um Conto em Cada Ponto” da Tusche, que, em 2017, fizeram parte da grade de programação da TV O POVO. Neste contexto, o presente trabalho objetivou analisar o impacto das políticas públicas voltadas para o audiovisual no Brasil e a repercussão destas para a animação cearense. Desta forma, foram discutidas as bases que estruturam as políticas de fomento ao setor: a Agência Nacional de Cinema (ANCINE), o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), instrumentalizado por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Cinema (PRODECINE) e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (PRODAV), com destaque para o PRODAV 09/2015, direcionado para as TVs Públicas do Nordeste (que atualmente corresponde ao PRODAV TVs Públicas 2018), a Lei 12.485 de 2011, marco regulatório da TV Paga, assim como seus respectivos impasses e efeitos. Foram também considerados os esforços que visavam democratizar o acesso ao mercado da TV por assinatura para profissionais de diferentes regiões do país, assim como descentralizar os recursos para fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo e, assim, fomentar a produção regional. Como resultado, foi possibilitada a articulação da produção independente cearense com a TV Pública local e, consequentemente, séries de animação do Ceará foram produzidas e exibidas pelo campo da TV que possui caráter comunitário, universitário, educativo e cultural. Por fim, foi explorado o contexto do cinema de animação no estado, por intermédio da Cartografia do Audiovisual Cearense. Destacou-se os embates políticos enfrentados pela classe dos animadores do Ceará, representados pelo Fórum Cearense de Animação (FOCA), que foram contemplados com vagas exclusivas para o gênero no Edital de Cinema e Vídeo de 2016, política pública para descentralização, além de outras conquistas, como a realização do I Anima Ceará (Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web).

Palavras-chave: Cinema de animação, Política Audiovisual, Lei da TV Paga, Animação cearense, TCC

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Brinquedo Óptico: Um meio para a compreensão da animação quadro a quadro

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Sara Maria Marques Bastos
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Curso Design
Orientador(a): Lia Alcântara Rodrigues
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
A animação como produto visual é bastante conhecida por todos, porém os fenômenos e as técnicas responsáveis por sua existência não são de conhecimento geral, por fatores como a passividade dos espectadores e por explicações errôneas sobre o assunto. Observando as práticas do passado para buscar entender como proporcionar uma experiência de compreensão dos fenômenos intrínsecos à animação quadro a quadro e das suas técnicas, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um brinquedo óptico como ferramenta lúdica de ensino. Aplicando a metodologia de projeto de produto de Löbach (2001) e as ferramentas de análise de Pazmino (2015), a fim de alcançar seus objetivos, a pesquisa buscou entender os conhecimentos de arte e ciência que a animação nos brinquedos ópticos oferece, além de analisar as funções e a estrutura de produtos similares, para, por fim, gerar o Roboscópio, um kit com peças de papel pré-cortadas para que usuários a partir de 11 anos montem sua própria máquina de gerar animação e produzam quadros de imagens a partir do conteúdo ensinado em seu manual.

Palavras-chave: Brinquedos ópticos, Design de produto, Animação quadro a quadro, TCC

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