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Animação Audiovisual Paraense: Formação do campo e narrativas quadro a quadro

       

Dissertação de Mestrado


Nome: Andrei Miralha Padilha Duarte
Instituição: Universidade do Estado do Pará - Instituto de Ciências da Arte
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Artes
Orientadora: Ana Lucia Lobato de Azevedo
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa compreende a formação do campo da animação audiovisual paraense, segundo os conceitos de campo, de Pierre Bourdieu, e Estados da Arte, de Howard Becker. Desta forma, desenvolvo descrições e narrativas históricas a partir do início da década de 70, mas com foco principal sobre o período de 2003 a 2018, que compreende o lançamento do primeiro curta de animação paraense até a atual produção de séries de animação paraenses para a TV. Proponho a divisão deste período em três fases, a partir da análise das características das produções, como: formato, técnicas, difusão, metodologias e captação de recursos utilizados para a realização das obras. Observo a atuação e movimentação de alguns artistas, a formação de grupos e estúdios, assim como as principais instituições e políticas públicas que favoreceram o desenvolvimento desse campo no Pará. Nesse recorte de pesquisa, abordo as produções de obras audiovisuais autorais de animação apresentadas em mostras, festivais, TV e internet, portanto vídeos publicitários e institucionais não serão avaliados. É importante destacar que os filmes elencados neste estudo, apresentam animação de personagens, assim, não trato de obras em motion graphics. Obras inacabadas ou que não foram publicizadas também não fazem parte da pesquisa, embora possam ser citadas como parte do percurso profissional de algum artista ou grupo de animadores. Como sou personagem de muitos acontecimentos e produções que descrevo, incluo meus depoimentos pessoais em algumas passagens das narrativas por meio de uma auto-etnografia, como forma de contribuir para melhor compreensão de alguns momentos relatados . Relaciono eventos e produções como quadros-chave num grande mosaico histórico a fim de contribuir na compreensão deste campo artístico no Pará. Realizo este estudo, por meio da pesquisa de campo participante, entrevistas, pesquisa bibliográfica e filmográfica, observando eventos socioculturais, personagens, produções, tecnologias, políticas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento da animação paraense.

Palavras-chave:  Animação, Animação Paraense, Desenho animado, Dissertação.

Abstract
The word animation comes from the latin term "anima," which means "soul" in the sense of "breath of life." According to Perisic (1979), animation is a way of creating an illusion, giving "life" to inanimate objects – real / virtual objects or simply freehand or computer drawings. Born of the mix between art and technology, the animation films come in the late nineteenth century, and developed throughout the twentieth century in numerous productions around the world. However, it is only at the beginning of the 21st century that the first animated short films were produced in brazilian State of Pará. This research includes the formation of the State of Pará's field of animation, according to Pierre Bourdieu. It gathers narratives about the production of animations carried out until 2018, considering the networks of personal relationships, the formation of groups, as well as the techniques and methodologies used to carry out each work. I carry out this study through participatory field research, interviews, bibliographical and film research, observing sociocultural events, characters, productions, policies and institutions that contributed to the development of the animation in the State of Pará.

Keywords: Animation, Animation from Pará State, Cartoon.

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Fantasia do Movimento: A interação entre o corpo real e o virtual dos desenhos animados

      

Dissertação de Mestrado


Nome: Rayssa Oliveira e Silva
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas - Escola Superior de Artes e Turismo  
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes  (PPGLA) 
Orientadora: Evany Nascimento
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Neste trabalho, estudam-se as semelhanças coreográficas do desenho animado Fantasia (1940) com os espetáculos que serviram de referência para o processo criativo do desenho como Sagração da Primavera, Suíte Quebra-Nozes e Dança das Horas. A análise também perpassa por aspectos cenográficos e narrativos a fim de corroborar com a análise coreográfica. Para isso faz-se primeiramente uma abordagem histórica da relação da dança com a tecnologia, que é o elo entre esses dois mundos, o real e o imaginário. A fim de investigar de forma profunda a relação de movimento entre estes dois universos,  utilizamos as considerações propostas por Rudolf Laban (1879-1958) sendo aplicada aos corpos dos desenhos animados e também a aplicação da labanotation para termos outra percepção da coreografia. Os resultados indicam que há semelhanças em relação a elementos do espetáculo cênico e as reflexões nos permitem verificar as possibilidades do entendimento do movimento e o espaço-tempo na dança, possibilitando novas interpretações e associações teóricas. Além disso, também aparecem aspectos coreográficos semelhantes com relação ao movimento e intenções de comunicação. 

Palavras-chave:  Desenho Animado, Dança, Coreografia, Laban, Análise, Dissertação.

Abstract
This work aims to investigate the influence of character design on players’ experience in electronic games. Based on theorists such as Rogers (2013), Papanek (1971) and Vidor (2019), the research discusses how visual and narrative aspects of characters shape the player’s emotional and aesthetic connection with the game. The methodology followed a mixed approach, combining literature review, qualitative interviews with players and quantitative analysis of engagement metrics. The results show that well-designed characters not only enrich the narrative, but also increase immersion and promote greater emotional identification on the part of players.

Keywords: Cartoon, Dance, Laban, Choreography, Analyze.

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Desenvolvimento de Conteúdo Audiovisual Educacional com Foco na Popularização e Disseminação da Propriedade Industrial

      

Dissertação de Mestrado


Nome: Flávio Rosas Barbosa
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia Para Inovação
Orientadores: Rosa Maria N. dos Santos  e Raimundo Corrêa de Oliveira
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Este trabalho destacou o papel da propriedade industrial na proteção de criações, fator que incentiva o compartilhamento de novas ideias, tecnologias e produtos e impulsiona o progresso tecnológico e econômico por meio da inovação. O projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um conteúdo audiovisual na forma de animação que aborda três subcategorias da propriedade industrial: marca, patente e desenho industrial. A pesquisa adotou uma abordagem descritiva exploratória, analisando informações a respeito da propriedade industrial e suas subcategorias e, como a propriedade intelectual é abordada na educação técnica e avançada. Além disso, coletou informações a respeito da aplicação do conteúdo audiovisual como estratégia de aprendizagem e as ferramentas do design que podem ser utilizadas na construção de materiais didáticos. Todo esse estudo qualitativo empregou uma pesquisa bibliográfica e documental que incluiu fontes variadas, como revistas, relatórios e documentos oficiais. O resultado gerou uma animação que aborda a história de um personagem que desenvolveu um novo produto e precisa garantir a sua proteção por meio de patente e, o registro da marca e desenho industrial do seu produto os quais irão assegurar a exploração e venda da sua criação. A animação foi lançada em um evento realizado pelo stakeholder deste projeto como forma de iniciar um trabalho de disseminação do conteúdo audiovisual.

Palavras-chave: Propriedade Industrial, Audiovisual, Animação, Educação, Inovação, Dissertação.

Abstract
This work highlighted the role of industrial property in protecting creations, a factor that encourages the sharing of new ideas, technologies and products and drives technological and economic progress through innovation. The project aimed to develop audiovisual content in the form of animation that addresses three subcategories of industrial property: trademark, patent and industrial design. The research adopted an exploratory descriptive approach, analyzing information regarding industrial property and its subcategories and how intellectual property is addressed in technical and advanced education. Furthermore, it collected information regarding the application of audiovisual content as a learning strategy and the design tools that can be used in the construction of teaching materials. This entire qualitative study employed bibliographic and documentary research that included varied sources, such as magazines, reports and official documents. The result generated an animation that addresses the story of a character who developed a new product and needs to guarantee its protection through a patent and the registration of the brand and industrial design of his product, which will ensure the exploitation and sale of his product. creation. The animation was launched at an event held by the stakeholder of this project as a way of starting work to disseminate audiovisual content.

Keywords: Industrial Property, Audio-visual, Animation, Education, Innovation.

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Divulgação Científica Pelos Desenhos Animados da TV nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

     

Dissertação de Mestrado


Nome: Jhonatan Luan de Almeida Xavier
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia  
Orientadora: Carolina Brandão Gonçalves
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
A presente dissertação tem por objetivo compreender como a Divulgação Científica pode ser realizada a partir dos desenhos animados da programação televisiva, com os objetivos específicos: a) Identificar se a divulgação científica tem sido realizada nos desenhos animados da TV; b) Conhecer quais competências e habilidades podem ser trabalhados junto aos alunos dos anos iniciais com os desenhos animados da TV e a divulgação da ciência na escola; c) Verificar de que forma a divulgação da ciência, mediante os desenhos animados da TV, dinamizam as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico. Como participantes, colaboraram 1 (uma) professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e 20 (vinte) alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, para coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada e pesquisa participante, a análise de conteúdo foi feita a partir de teóricos que relacionam os desenhos animados da TV com o ensino de ciências e divulgação científica. Os principais resultados mostram que os instrumentos midiáticos exercem influência sobre as crianças. Seus produtos e animações são capazes de moldar comportamentos e opiniões diante da realidade que os participantes estão inseridos. Observamos também que os desenhos animados da TV são densos de significado, e podem conter conteúdos científicos que ajudam o docente a dinamizar suas aulas de ciências. As informações presentes nos desenhos favorecem o entretenimento das crianças, e a aprendizagem, pois, elas percebem conteúdos relacionados aos estudos, desenvolvidos na sala de aula, enquanto assistem ao desenho animado, exercendo a criticidade sobre os conteúdos postos diante delas. 

Palavras-chave: Divulgação Científica, Desenhos Animados, Educação, Dissertação.

Abstract
The purpose of this dissertation is to understand how the Scientific Dissemination can be carried out from the cartoons of the television programming, with the specific objectives: a) To identify if the scientific divulgation has been realized in the cartoons of the TV; b) To know what skills and abilities can be worked out with students in the early years with TV cartoons and the dissemination of science in school; c) Check how the dissemination of science, through TV cartoons, energize science classes in the early years of elementary school. The research followed a qualitative approach with a phenomenological approach. As participants, 1 (one) teacher of the initial years of Elementary School and 20 (twenty) students of the 3rd year of Primary Education collaborated, for data collection we used the semi-structured interview and participant research, content analysis was done from theorists who relate TV cartoons to science teaching and scientific dissemination. The main results show that the media instruments influence children. Their products and animations are able to shape behaviors and opinions in front of the reality that the participants are inserted. We also note that TV cartoons are dense in meaning, and may contain scientific content that helps teachers streamline their science classes. The information presented in the drawings favors the children's entertainment, and learning, therefore, they perceive contents related to the studies, developed in the classroom, while watching the cartoon, exercising the criticism on the contents placed before them.

Keywords: Scientific Disclosure, Cartoon, Education.

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O Uso de Filmes de Animação Como Estratégia Educativa Para o Ensino de Zoologia

    

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Natália Santarém Tavares
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Programa:  Centro de Estudos Superiores de Parintins - Curso de Ciências Biológicas 
Orientador: Fabiano Grazzi Taddei
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Os filmes podem ser instrumentos importantes no processo de ensino-aprendizagem por estimular o pensamento crítico e auxiliar no processo cognitivo do aluno. Voltado para área zoológica ainda são encontradas muitas dificuldades em relação a sua aprendizagem. A zoologia é uma temática importante no ensino de ciências, infelizmente esse tema ainda se apoia em métodos de memorização, possivelmente pelo fato de existir características morfológicas complexas, termos científicos que os alunos não conseguem pronunciar. Então a zoologia passa a ser uma das matérias que mais promovem o desinteresse dos alunos no ensino de Ciências. A partir disso é preciso que existam estratégias e metodologias diferentes para trabalhar essa temática dentro de sala de aula. Uma das maneiras de tornar as aulas com a temática zoologia mais atraentes é através da utilização de filmes animados. Como os filmes fazem parte do cotidiano dos alunos é relevante saber se há alguma influência para sua aprendizagem. Nesse sentido o presente trabalho visa verificar se a utilização dos filmes animados como uma estratégia educativa tem efluência no ensino de Zoologia do ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo a pesquisa configurou-se na busca de referenciais teóricos que auxiliaram no embasamento do trabalho. Como metodologia, utilizamos a abordagem de pesquisa qualitativa, mais utilizada em pesquisas educacionais.  Para a coleta de dados os instrumentos utilizados foi um filme de animação intitulado “Procurando Nemo” e um questionário com perguntas relacionadas ao filme. Os alvos da pesquisa foram alunos 7º ano do ensino fundamental de uma escola publica da cidade de Nhamundá-Am. Nos resultados obtidos foi possível avaliar um número elevado de acertos em grande parte das questões, assim como também uma quantidade significativa de respostas em branco. Então mediante essa análise concluímos que a utilização de filmes animados tem grande importância na aprendizagem do aluno, pois tem a capacidade de auxiliar novos assuntos facilitando o entendimento do educando. 

Palavras-chave: Ensino de Zoologia, Estratégias Educativas, Filmes de Animação, TCC.

Abstract
Movies can be important teaching-learning processes through critical teaching and assisting in the student's cognitive process. Geared towards the zoological area are still often interposed in relation to their learning. Zoology is an important subject in science education, which is the same as that still used in memorization methods, whereby the individual may present as a morphological complex, terms that are said to be of no importance. Then, zoology is one of the subjects that most promote the lack of interest of the students in the teaching of science. From this it is necessary to have different technologies and methodologies to work this theme within the classroom. One of the ways to make classes with a more attractive zoology is through the use of animated films. How movies are part of the students' daily life is relevant if there is any influence on their learning. In this sense, the present work aims to verify if the use of animated films as an educational strategy has effluence in the teaching of Zoology of elementary school. To reach this goal the research was set up in the search for theoretical references that helped in the foundation of the work. As methodology, we use the qualitative research approach, most used in educational research. For data collection the instruments used was an animated film titled "Finding Nemo" and a questionnaire with questions related to the film. The research targets were 7th grade students of a public school in the city of Nhamundá-Am. In the obtained results it was possible to evaluate a high number of answers in most of the questions, as well as a significant amount of blank answers. Then, through this analysis, we conclude that the use of animated films has great importance in student learning, since it has the capacity to help new subjects facilitating the student's understanding.

Keywords: Animation films, Educational Strategies, Zoology Teaching .

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