Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

As Miniaturas de Milt Kahl

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gabriel Vitor Silva Chagas
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Antônio César Fialho de Sousa
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
Esse artigo visa analisar a funcionalidade da utilização das miniaturas através dos exemplos do emprego desse método pelo animador estadunidense Milt Kahl. Esta pesquisa foi realizada utilizando os esboços das miniaturas desenvolvidas por Kahl nos estúdios Disney durante os anos de 1970 para os longas-metragens Robin Hood ( Robin Hood, Disney, 1973) e Bernardo e Bianca (The Rescuers, Disney, 1977). Foram consultados também textos sobre processos e técnicas de animação, aliados a artigos e entrevistas de áudio a respeito do animador para estruturar o objeto de pesquisa proposto neste artigo. E por último, foi desenvolvido um tópico no qual o autor do artigo busca demonstrar a funcionalidade da utilização do método de miniaturas no contexto da monitoria para a disciplina de graduação Animação de Personagens, integrante do curso de Cinema de Animação de Artes Digitais (UFMG).

Palavras-chave: Animação, Miniaturas, Encenação, Pose-síntese, Poses de ruptura, AtuaçãoTCC.


Abstract
This article aims to analyze the functionality of using miniatures through two examples of the use of the method by the American animator Milt Kahl. This research was based on the miniature sketches developed by Kahl in Disney studios during the 1970s for the feature films Robin Hood (Robin Hood, Disney, 1973) and Bernardo and Bianca (The Rescuers, Disney, 1977). Texts on animation processes and techniques were also consulted, together with articles and audio interviews about the animator for the structure or object of research in this article. And finally, a topic was developed in which the author of the article seeks to demonstrate the functionality of using the miniature method in the context of monitoring for the undergraduate course Character Animation, part of the Digital Arts Animation Cinema course (UFMG).

Keywords: Animation, Thumbnails; Staging, Golden Pose, Breakdowns, Acting.


Para o texto completo, clique aqui!  

Da Animação Autoral e Animação Comercial: conexões, tendências e confluências

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Anelise R. Pepe
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Virgilio Carlo de Menezes Vasconcelos
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
Este trabalho pretende tensionar e reconhecer tendências e conexões entre obras de animação de grandes estúdios até obras independentes, experimentais e/ou autorais. Para tanto, irá utilizar-se das condições feitas por Paul Wells (1998) a respeito dessas vertentes reconhecíveis sob uma lógica rizomática atribuída por Deleuze e Guattari.

Palavras-chave: Animação experimental, Animação comercial, Técnica, Rizomas, Mercado, TCC.


Abstract
This study intends to tension and recognize trends and connections between animation work from large studios and independent, experimental and/or authorial work. For that, it will use the conditions from Paul Wells (1998) regarding these recognizable strands under a rhizomatic logic attributed by Deleuze and Guattari.

Keywords: Experimental animation, Commercial animation, Technique, Rhizomes, Market.


Para o texto completo, clique aqui!  

Os Segredos do Dardim no Romance (1911) e na Animação (1994): Um estudo da relação entre espaço e personagem em O Jardim Secreto

Dissertação de Mestrado

Nome:Juliana Azevedo de Queiroz
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Orientador(a): Genilda Azerêdo
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Este estudo analisa como se dá a relação entre personagens e espaço no romance inglês O Jardim Secreto e em uma adaptação para a televisão, com base nas teorias da intermidialidade. A transposição midiática é uma forma de intermidialidade que ocorre durante este processo de adaptação. No entanto, tanto a autora do romance quanto o diretor do filme animado utilizam recursos relacionados a outras mídias além daquela escolhida como a principal forma de expressão. Procuramos analisar os diferentes modos de mostrar e contar empregados pelos autores por meio de pesquisas sobre intermidialidade, estudos culturais focados na adaptação, teoria do cinema e teoria literária acerca do espaço. Entre os autores de nosso aporte teórico destacam-se Hutcheon, Naremore, Stam, Bluestone e Whelehan nos estudos culturais de adaptação. Em relação à teoria literária do espaço, incluem-se Osman Lins, Marie Laure Ryan, Giuliana Bruno e David Lodge. Além disso, Hallet, Rippl, Rajewsky, Louvel e Alvarez contribuem com a perspectiva intermidiática. Neste contexto, buscamos também resgatar a análise simbólica do espaço na transposição do romance para o filme, visando compreender como o espaço é abordado nas duas obras, através de suas técnicas e ferramentas específicas, bem como as motivações artísticas por trás dessas ocorrências e como elas afetam a experiência do leitor e do espectador.

Abstract
This study examines the relationship between characters and space in the English novel "The Secret Garden" and in a television adaptation, based on intermediality theories. Media transposition is a form of intermediality that occurs during this adaptation process. However, both the author of the novel and the director of the animated film employ resources related to other media forms beyond the one chosen as the primary mode of expression. We aim to analyze the different ways of presenting and narrating used by the authors through research on intermediality, cultural studies focused on adaptation, film theory, and literary theory regarding space. Among the authors in our theoretical framework, notable figures in adaptation cultural studies include Hutcheon, Naremore, Stam, Bluestone, and Whelehan. In terms of literary theory related to space, we include works by Osman Lins, Marie Laure Ryan, Giuliana Bruno, and David Lodge. Furthermore, Hallet, Rippl, Rajewsky, Louvel, and Alvarez contribute to the intermedial perspective. In this context, we also aim to recover the symbolic analysis of space in the transposition from the novel to the film, seeking to understand how space is approached in both works, through their specific techniques and tools, as well as the artistic motivations behind these occurrences and how they impact the reader and viewer's experience.

Palavras-chave: Literatura e cinema, Intermidialidade, Animação - Filme, Espaço narrativo, O Jardim Secreto - Adaptação fílmica, Intermediality, Adaptation, Animation, Narrative space, Dissertação.

Para o texto completo, clique aqui!

O Discurso Sobre o Anime como Gênero Educativo

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Adriely de Santana Souza Barros
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa:Pedagogia
Orientador(a): Erenildo João Carlos
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata da relação educação e visualidade, mais precisamente, sobre a possibilidade do uso educativo do anime. Nosso pressuposto é o de que vivemos em uma sociedade em que a cultura visual tem fundamental importância, sobretudo com o advento da globalização, que conectou o mundo. Nesse processo, verifica-se, de um lado, o aparecimento da imagem como uma via de articulação, posta em funcionamento pelo mercado, tendo em vista os interesses do capital; de outro, o emprego do anime como um gênero visual que ganha dimensão internacional pela força da cultura japonesa na economia global. Tendo em vista o nosso interesse pedagógico com a questão do uso educativo do anime, o objetivo deste trabalho é, à luz da Pedagogia Crítica da Visualidade (CARLOS, 2008, 2010, 2011, 2017) e da Análise Arqueológica do Discurso (FOUCAULT, 2008; ALCANTARA E CARLOS, 2013, 2018), problematizar a influência da visualidade na educação, levando em consideração o mundo globalizado em que as crianças e os jovens estão inseridos e como isso pode influenciar no seu processo de aprendizagem, de modo que facilite seu desenvolvimento a partir de algo que está inserido no seu dia a dia, utilizando, especificamente, o recurso do anime tendo como objetivo geral verificar se há existência de estudos sobre a relação anime-educação. Para tanto, recorremos aos descritores anime e anime educativo, como dispositivos de busca, a fim de entender tanto "o que é o anime?", quanto seu o uso educativo. Nesse sentido, fizemos uma busca e análise de alguns materiais disponíveis no Google Acadêmico e do Repositório da UFPB, o que nos fez concluir sobre a potencialidade pedagógica do uso educativo do anime como recurso didático importante no processo ensino-aprendizagem escolar.

Abstract
This Course Conclusion Work (TCC) deals with the relationship between education and visuality, more precisely, with the possibility of educational use of anime. Our assumption is that we live in a society in which visual culture is of fundamental importance, especially with the advent of globalization, which connected the world. In this process, one can see, on the one hand, the appearance of the image as a way of articulation, put into operation by the market, bearing in mind the interests of capital; on the other, the use of anime as a visual genre that gains international dimension due to the strength of Japanese culture in the global economy. In view of our pedagogical interest with the question of the educational use of anime, the objective of this work is, in the light of the Critical Pedagogy of Visuality (CARLOS, 2008, 2010, 2011, 2017) and the Archeological Analysis of Discourse (FOUCAULT, 2008; ALCANTARA E CARLOS, 2013, 2018), problematize the influence of visuality in education, taking into account the globalized world in which children and young people are inserted and how this can influence their learning process, in order to facilitate the development of this starting from something that is inserted in your daily life using, specifically, the anime resource. For that, we resorted to the descriptors anime and educational anime, as search devices, in order to understand both "what is anime?" and its educational use. In this sense, we did a search and analysis of some materials available on Academic Google and the UFPB Repository, which made us conclude about the pedagogical potential of the educational use of anime as an important didactic resource in the school teaching learning process.



Palavras-chave: Educação, Visualidade - pedagogia crítica, Anime - educação, Discurso, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!

O Desenho Animado “O Show da Luna” e os Nós de Aprendizagem: Contribuições para o desenvolvimento infantil

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Edson Severino Campos da Silva
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Licenciatura Plena em Pedagogia
Orientador(a): Daniel Figueiredo de Oliveira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este trabalho destaca a relação entre criança e o desenho animado, tendo como referência “O show da Luna'', uma série de animação brasileira criada em 2014, sendo analisados os episódios da primeira temporada. O objetivo é compreender a importância do desenho animado como instrumento que pode ser aproveitado no desenvolvimento de atividades no ambiente pré escolar e escolar, visando o desenvolvimento cognitivo, lúdico e social da criança. Destacar a relação entre a criança e o desenho animado é uma temática de grande relevância para Educação, pois observa-se uma relação histórica entre a criança e o desenho animado, apresentado principalmente na televisão, sendo fundamental discutir e analisar as contribuições do desenho animado para o desenvolvimento infantil. O uso do desenho animado, tanto no ambiente familiar quanto no escolar, estimula a criatividade e o imaginário da criança, podendo aflorar vários nós de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento infantil. Para o desenvolvimento desta pesquisa análise de conteúdo foram realizadas observações dos episódios da primeira temporada de “O show da Luna” e as leituras das obras de diferentes autores que tratam desta temática, tais como: Ávila, Quadrado e Barros (2014), Buckingham (2011 apud SOUZA 2013), Bréscia (2003), Carmona (2002), Nogueira (2003), Oliveira (2019), Oliveira e Magalhães (2017), Rodrigues (2016), entre outros. Esta temática é considerada de fundamental importância para a formação de professores da Educação Infantil, possibilitando contribuir para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança no espaço escolar, assim como no espaço familiar.

Abstract
This work highlights the relationship between children and cartoons, having as reference “O show da Luna'', a Brazilian animated series created in 2014, analyzing the episodes of the first season. The objective is to understand the importance of cartoons as an instrument that can be used in the development of activities in the preschool and school environment, aiming at the cognitive, playful and social development of the child. Highlighting the relationship between children and cartoons is a topic of great relevance for Education, as there is a historical relationship between children and cartoons, mainly presented on television, and it is essential to discuss and analyze the contributions of cartoons to child development. The use of cartoons, both in the family and in the school environment, stimulates the child's creativity and imagination, which can touch on various learning nodes, contributing to child development. For the development of this research content analysis, observations were made of the episodes of the first season of “O show da Luna” and readings of works by different authors dealing with this theme, such as: Ávila, Quadrado and Barros (2014), Buckingham (2011 apud SOUZA 2013), Brescia (2003), Carmona (2002), Nogueira (2003), Oliveira (2019), Oliveira and Magalhães (2017), Rodrigues (2016), among others. This theme is considered to be of fundamental importance for the training of early childhood education teachers, making it possible to contribute to the child's learning and development process in the school environment, as well as in the family space.



Palavras-chave: Desenho animado, Criança, Show da Luna, Desenvolvimento infantil,TCC.

Para o texto completo, clique aqui!