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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Animação Dinâmica de Corpos Elásticos

 

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 11/10/2011)


Autor(a): Rogerio Luis Walter Liesenfeld
InstituiçãoUniversidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Instituto de Computação
Orientador(a): Jorge Stolfi
Ano: 1997
País: Brasil.

Resumo

Esta dissertação descreve o projeto e a implementação de um sistema de animação para corpos elásticos. O movimento dos corpos é simulado através da integração numérica de um sistema de equações diferenciais, que obedece as leis da mecânica newtoniana. Nós empregamos a equação de Lagrange para formular essas equações em termos de funções escalares de energia, sobre coordenadas generalizadas. Cada corpo é modelado como uma região tridimensional de um meio material contínuo. A deformação de um fragmento do material dá origem a forças internas de elasticidade, que resistem à deformação: Calculamos estas forças através de uma função que mede a energia elástica acumulada no corpo, especialmente projetada para impedir compressões a volume zero. O atrito entre partículas vizinhas no interior do corpo, quando elas estão em movimento relativo, dá origem a forças internas de viscosidade. Estas forças são calculadas através de uma função que mede a potência dissipada pelas mesmas. Os corpos elásticos são aproximados por malhas irregulares de fragmentos tetraédricos colados entre si. Cada tetraedro possui massa constante e propriedades materiais uniformes, com deformações restritas a transformações afins de sua forma de repouso. Assim, as coordenadas cartesianas dos vértices dos tetraedros determinam completamente a forma e posição de cada corpo. Restrições genéricas, escritas como equações algébricas sobre as coordenadas dos vértices e o tempo, podem ser impostas ao movimento dos objetos. O sistema calcula automaticamente as forças de reação necessárias para manter essas restrições satisfeitas ao longo do tempo. Pode-se também impor certas condições sobre as coordenadas (como impenetrabilidade) que, em contraste com as restrições, não geram forças quando satisfeitas. Quando a evolução dinâmica do sistema alcança um estado onde uma das condições está para ser violada, a integração é temporariamente suspensa, até que as equações de movimento sejam ajustadas. Feito isto, a integração recomeça, com todas as condições satisfeitas. Descrevemos técnicas gerais para detetar a ocorrência de tais eventos, com ênfase na deteção eficiente de colisões. Quando uma colisão ocorre, uma mola temporária é fixada aos pontos de contato, aplicando uma força de separação que se opõe à interpenetração.


Palavras-chave: Animação por computador, Mecânica dos sólidos, Método dos elementos finitos, Elasticidade.
 

Abstract

This dissertation describes the design and implementation of an animation system for elastic bodies. The bodies' motion is simulated through the numerical integration of a differential equation system, according to the laws of Newtonian mechanics. We employ the Lagrange's equation to formulate these equations in terms of scalar energy functions, over generalized coordinates. Each body is modelled as a tridimensional region of a continuous material medium. The deformation of a fragment of the material gives rise to internal elasticity forces, which resist the deformation. We compute these forces from a function that measures the elastic energy stored in the body, specially devised to prevent compressions to volume zero. The friction between neighbouring particles in the body's interior, when they are in relative motion, gives rise to internal viscosity forces. These forces are computed from a function that measures the power dissipated by them. Elastic bodies are approximated by irregular lattices of tetrahedral fragments glued among themselves. Each tetrahedron possesses constant mass and uniform material properties, with deformations restricted to affine transformations of its rest shape. 80, the Cartesian coordinates of its vertices completely determine the shape and position of each body. Generic constraints, written as algebraic equations over the vertex coordinates and time, can be imposed to the motion of the objects. The system automatically computes the reaction forces needed to maintain these constraints satisfied over time. It's also possible to impose certain conditions over the coordinates (like impenetrability), which, unlike the constraints, don't generate forces when satisfied. When the dynamic system's evolution reaches a state where one of the conditions is to became violated, the integration is temporarilly suspended, until the equations of motion are fixed. This done, integration is resumed, with all the conditions satisfied. We describe general techniques to detect the occurence of such events, with emphasis on the efficient detection of collisions. When a collision happens, a spring is attached to the contact points, applying a separation force that opposes interpenetration

 


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Videopoemas: A tradução eletrônica da poesia visual

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 11/10/2011)


Autor(a): Luciana Beatriz Chagas
Instituição: Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Instituto de Artes
Programa:
Curso de Mestrado em Multimeios.
Orientador(a): Julio Plaza
Ano: 1999
País: Brasil.

Resumo

Esta dissertação trata da tradução de poemas visuais dos meios materiais, como o papel e o livro, para a animação 3D por computador, acrescentando recursos expressivos possibilitados por esta ferramenta tecnológica. Para se chegar numa interpretação da construção eletrônica dos videopoemas, como são chamados, foi feita uma análise da visualidade e da materialidade na poesia brasileira de vanguarda e dos processos de criação que são próprios desse tipo de trabalho. É descrita então a operacionalidade dessa passagem do artesanal para o eletrônico, além das modificações sofridas nos códigos que compõem a imagem (vinculada à poesia) e seus significados.

Palavras-chave: Poesia visual, Poesia concreta, Animação por computador, Tradução e interpretação

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Algoritmo de Fatoração QR Para Geração de Animações Faciais

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 11/10/2011)


Autor(a): Elenilson de Vargas Fortes
Instituição: Universidade de Brasília - UnB. Instituto de Ciências Exatas.  
Programa: Departamento de Matemática.
Orientador(a): Jorge Carlos Lucero
Ano: 2007
País: Brasil.

Resumo

Nesta dissertação, consideramos o problema da seleção de um subconjunto de colunas independentes de uma matriz de dados, e sua resolução por meio da fatoração QR com pivoteamento de colunas, [Lucero et al, 12]. Mostraremos como este problema pode ser aplicado à identificação de padrões de deformação facial durante a fala, para a construção de um modelo empírico da cinemática facial. O modelo pode ser utilizado para a geração de animações da fala, sob controle de sinais colhidos experimentalmente.

Palavras-chave: Animação facial, Fatoração, Seleção de subconjunto

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Sobre Criar e Contar Histórias Seriadas para Tv e Animação: Aventuras Gósmicas

Tese de Doutorado
(indexado pela 1a. vez em 11/10/2011)


Autor(a): Iara Regina Demetrio Sydenstrickerl Cordeiro
Instituição: Universidade Federal da Bahia - UFB. Escola de Teatro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Orientador(a): Cleise Furtado Mendes
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo

A partir da criação da série infantil de ficção animada Aventuras Gósmicas, premiada em edital público, este trabalho desenvolveu-se em torno de três eixos de pesquisa: a) a inserção, a participação e as práticas profissionais do roteirista na criação e no desenvolvimento da ficção televisiva, especialmente frente às tecnologias e convergência digitais; b) discussão crítica sobre a taxonomia da ficção seriada de televisão e análise de estruturas dramatúrgicas e estratégias de distribuição da narrativa em seriados nas escalas micro (episódios ou capítulos), média (temporada) e macro (temporadas); c) o universo da teledramaturgia de animação, com ênfase nos fundamentos, princípios e técnicas que interessam diretamente ao roteirista e questões acerca da escrita para animação. De posse desse conhecimento, desenvolveram-se duas novas versões para a série Aventuras Gósmicas: uma enovelada, em capítulos, para animação em três dimensões (3D) e outra episódica estruturada em histórias semanais fechadas (começo, meio e fim).

Palavras-chave: Animação, Teledramaturgia, Seriados

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Simulação de Grupos de Humanos Virtuais Utilizando Abordagens Micro e Macroscópicas

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 10/10/2011)


Autor(a): Marta Becke Villamil
InstituiçãoUniversidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. 
ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicada.
Orientador(a): Soraia Raupp Musse
Ano: 2003
País: Brasil

Resumo

Este trabalho está inserido na área de animação comportamental, mais especialmente no que diz respeito a simulações de grupos de humanos virtuais sociais que interagem entre si. Nós propomos um modelo composto por 3 fases distintas que visam I) a evolução social individual até o agrupamento de agentes, II) a aplicação de comportamentos competitivos e III) a visualização destes parâmetros de grupo alterando-se os movimentos individuais dos agentes, respectivamente fases 1, 2 e 3. Através da utilização de técnicas diversas como regras recompensas e competitividade os parâmetros dos indivíduos (estados, memória e percepção) e dos grupos (coesão, competitividade e crescimento) são caracterizados. São usados dois tipos de abordagem: micro e macroscópica, através de interações entre seus indivíduos e são representados através do conjunto de individualidades de seus integrantes. Na abordagem macroscópica, busca-se encontrar individualidades baseadas nos parâmetros de grupo. Neste contexto, são apresentados resultados.

Palavras-chave: Animação comportamental, Animação gráfica, Computação, Realidade virtual

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