Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 10/10/2011)
Autor(a): Marta Becke Villamil
Instituição: Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS.
Programa: Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada.
Orientador(a): Soraia Raupp Musse
Programa: Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada.
Orientador(a): Soraia Raupp Musse
Ano: 2003
País: Brasil
Resumo
Este trabalho está inserido na área de animação comportamental, mais
especialmente no que diz respeito a simulações de grupos de humanos
virtuais sociais que interagem entre si. Nós propomos um modelo composto
por 3 fases distintas que visam I) a evolução social individual até o
agrupamento de agentes, II) a aplicação de comportamentos competitivos e
III) a visualização destes parâmetros de grupo alterando-se os
movimentos individuais dos agentes, respectivamente fases 1, 2 e 3.
Através da utilização de técnicas diversas como regras recompensas e
competitividade os parâmetros dos indivíduos (estados, memória e
percepção) e dos grupos (coesão, competitividade e crescimento) são
caracterizados. São usados dois tipos de abordagem: micro e
macroscópica, através de interações entre seus indivíduos e são
representados através do conjunto de individualidades de seus
integrantes. Na abordagem macroscópica, busca-se encontrar
individualidades baseadas nos parâmetros de grupo. Neste contexto, são
apresentados resultados.
Palavras-chave: Animação comportamental, Animação gráfica, Computação, Realidade virtual