Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 26/10/2011)
Autor(a): Hedlena Maria de Almeida Bezerra
Ano: 2005
Orientador(a): Bruno Feijo; Luiz Carlos Pacheco Rodrigues Velho (Coorientador)
Ano: 2005
Orientador(a): Bruno Feijo; Luiz Carlos Pacheco Rodrigues Velho (Coorientador)
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
Programa: Programa de Pós-Graduação em Informática - Departamento de Informática
País: Brasil.
Programa: Programa de Pós-Graduação em Informática - Departamento de Informática
País: Brasil.
Resumo
Esta dissertação discute a aplicação de efeitos de colorização 3D a animações 2D produzidas pela técnica quadro-a-quadro. Utilizando algoritmos de processamento de imagens, desenhos 2D são preparados para receber técnicas de sombreamento evitando a transformação da cena para uma geometria 3D. Esta preparação se dá através da obtenção de mapas de normais que aproximam a geometria do desenho. O sombreamento é obtido através de um conjunto de técnicas de renderização foto-realistas e não-foto-realistas, que podem ser adaptadas para utilização de normais aproximadas. Visando amenizar o trabalho exaustivo de colorir cada desenho, um método baseado no relacionamento entre imagens é apresentado para colorir automaticamente cada quadro numa seqüência de desenhos. Este processo de colorização considera a necessidade de possíveis intervenções humanas para garantir a qualidade final de cada imagem da animação. Um estudo sobre aproximação de normais, técnicas de sombreamento, segmentação de imagens e rastreamento de objetos é amplamente discutido nesta dissertação.
Palavras-chave: Animação tradicional, Animação assistida por computador, renderização não-foto-realista, rastreamento de objetos, colorização automática