Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Simulando Multidões Virtuais

Trabalho de Graduação
(indexado pela 1ªvez em 30/11/2011)
Nome: Felipe Maia
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Centro de Informática
Orientador: Silvio de Barros Melo
Ano: 2009
País: Brasil

Resumo
A simulação computacional de multidões é uma área da computação que cresce constantemente, seja em produções cinematográficas, jogos digitais, ou simulações para estudos específicos como, por exemplo, planejamento de construções. Uma completa simulação virtual de multidões inclui muitos problemas. Defrontando-se com esta complexidade, este trabalho tem como proposta realizar um estudo sobre todos os aspectos da simulação de multidões virtuais, com foco principal no aspecto comportamental da simulação. Neste sentido, foi escolhido para implementação um modelo em tempo real baseado na dinâmica do contínuo, proposto por Treuille et al. [39]. O modelo utiliza um campo de potencial dinâmico para integrar o planejamento de trajetória global com obstáculos móveis como outras pessoas, eficientemente resolvendo a locomoção de grandes multidões sem a necessidade explícita de tratamento de colisão. Nossas simulações rodam em tempo real, apresentam fluxo de movimentação suave sobre uma variedade de situações, e naturalmente exibem fenômenos emergentes que são observados em multidões reais. 

Palavras-chave: Multidões, Simulação de seres humanos, Comportamento humano, Pedestres, Planejamento de trajeto, Ambientes virtuais.

Para o trabalho completo, clique aqui!