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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Desenvolvimento de Animações em Softwares Livres: Caso com conceitos básicos de oscilações mecânicas

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Delson José Figueirôa Silva
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Física
Orientador:João Francisco Liberato de Freitas
Ano: 2020
País: Brasil

Resumo
As tecnologias influenciam cada vez mais o cotidiano das pessoas. Nesse meio, as metodologias aplicadas na educação precisam estar renovando-se para conseguir estimular a curiosidade dos estudantes e apresentar bons resultados no tocante ao ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o presente trabalho pretende utilizar principalmente softwares livres, em especial o Blender, que é um software livre multiplataforma para a modelagem, renderização e criação de vídeos entre outras funções. Tais ferramentas foram utilizadas com a finalidade de desenvolver um produto educacional, abordando o tema de oscilação comumente disponível em livros de física básica. Pretende-se ainda destacar os benefícios dos softwares livres, mostrando que esses podem ser utilizados como instrumentos capazes de contribuir com uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Física – Estudo e ensino; Aprendizagem ativa; Software livre; Blender (Programa de computador); Oscilações

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