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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

O Uso de Modelos Tridimensionais em Ambientes Museológicos como Meio para a Acessibilidade

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Maurício Costa Montone
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Maurício Gonçalves
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Este trabalho tem como objetivo apontar possíveis formas de utilização para modelos tridimensionais dentro de ambientes museológicos, com base na acessibilidade e no uso de tecnologias, pensando na implementação para a visitação em museus, em especial o Museu Municipal Parque da Baronesa. Aproveitando modelos digitais criados para dar acessibilidade a deficientes visuais, começou a se pensar em formas para que esses objetos pudessem ser reutilizados para ampliar a inclusão e acesso a informação para os visitantes. Partindo de exemplos do Brasil e do exterior, do uso de tecnologias no mesmo meio, a pesquisa busca entender a necessidade de outros meios como guia virtual a partir dos próprios guias e como essa infraestrutura poderia melhorar a acessibilidade a informação do acervo. Através do uso de referencial de artigos acadêmicos da área, busca-se embasar a criação e utilização dos modelos tridimensionais para a fruição dos mesmos no ambiente do histórico cultural da cidade de Pelotas.

Palavras-chave: 3D, Acessibilidade, Realidade aumentada, Modelagem, Patrimônio, TCC.


Abstract
This paper aims to point out possible uses for three-dimensional models within museological environments, based on accessibility and the use of technologies, thinking about the implementation for museum visitation, especially the Parque da Baronesa Municipal Museum. Taking advantage of digital models created to provide accessibility to the visually impaired, we began to think of ways that these objects could be reused to expand the inclusion and access to information for visitors. Based on examples from Brazil and abroad, using technologies in the same environment, the research seeks to understand the need for other means as a virtual guide from the guides themselves and how this infrastructure could improve the accessibility of information from the collection. Through the use of references from academic articles in the area, we seek to base the creation and use of three-dimensional models for their enjoyment in the environment of the cultural history of the city of Pelotas.


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