Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

A Poética no Cinema de Animação


Tese de Doutorado

Nome: Carolina Morgado Leão
Instituição: Unicamp - Universidade Estadual de Campinas 
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música - Instituto de Artes
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
Ano: 2019
País: Brasil


Resumo
O século XX em suas abruptas e violentas transformações, modificOU o pensamento artístico, bem como suas necessidades e formas de expressão. Nossa reflexão se concentra na intersecção do impacto político-social e o desdobramento poético que se sucedeu no cinema de animação europeu. Para compreender esta conjuntura de eventos, construiremos um pensamento que tem início no questionamento dos motivos artísticos para composição deste cinema que se estruturou calcado no lirismo e sob forte influência surrealista. Na primeira metade do século, temos a animação abstrata como vanguarda de potencial revolucionário, demonstrando seu caráter experimental com a utilização poética do som ótico. Na segunda metade do século, adentramos o peculiar cenário do cinema de animação do diretor Jan ¿vankmajer que através da subversão, compõe uma amarga e surreal representação audiovisual, demonstrando seu descontentamento com a humanidade. Este cinema de animação, portanto, encontra-se associado intencionalmente ou não, a uma atitude de questionamento e resistência perante a política e a sociedade.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia), Trilha sonora, Cinema experimental, Surrealismo, Tese.


Abstract
The violent and abrupt transformations that marked the 20th century deeply modified the artistic thinking of the time, as well as the needs of the artists and their chosen forms of expression. This thesis proposes a reflection on the role that these social and political changes had in the construction of a new poetic language in the European animated cinema. In order to analyze the new artistic movement that was born from these changes, the present work will initially focus on the artistic reasons and motivations that gave birth to this new form of cinema, one based on lyric expression and profoundly influenced by the surrealist movement. In the first half of the century, abstract animation emerged as an avant-garde movement with revolutionary potential, a new form of art that set out to experiment with the new possibilities provided by the use of optical sound. Jan ¿vankmajer¿s peculiar animated motion pictures, produced during the second half of the 20th century, can be understood as a development of these experimentations. Through the intense use of subversion, this Czech animator was able to express his discontentment with the state of mankind at the time through a bitter and surreal audiovisual representation of the political, social and artistic landscape of the time.

Para o texto completo, clique aqui!