Trabalho de Conclusão de Curso
Nome: Alice Ramos de Mesquita
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Publicidade e Propaganda
Orientador: Cecília Almeida Rodrigues Lima
Ano: 2022
Orientador: Cecília Almeida Rodrigues Lima
Ano: 2022
País: Brasil
Resumo
Resumo
Esta monografia tem o objetivo de analisar como a relação de jogos eletrônicos com narrativas veiculadas em outras mídias pode potencializar a experiência de imersão do consumidor em um universo ficcional criado por estes jogos. Para tal, utilizaremos o seriado Arcane (2021), derivado do universo do jogo League Of Legends, como objeto de estudo. A investigação se deu a partir das seguintes hipóteses: a série aprofundou e ampliou arcos narrativos do videogame; promoveu uma conexão afetiva entre o consumidor e a narrativa; ampliou o acesso à narrativa, atingindo novos públicos; potencializou a cultura de fãs e transformou a percepção do consumidor em torno do jogo. Para verificar as hipóteses, foram aplicados questionários com fãs de Arcane de todo o Brasil, e mapeados 7 perfis de consumidor distintos, dos quais dois se destacaram e foram utilizados como base para a seleção de seis respondentes que participaram de entrevistas em profundidade. Por fim, com os resultados obtidos a partir desta metodologia pautada na pesquisa qualitativa, nós mostramos como um produto transmidiático pode potencializar a imersão do consumidor no universo ficcional de um jogo eletrônico, comprovando nossas hipóteses e obtendo resultados adicionais.
Palavras-chave: Transmídia, Transmidiação, Imersão, Jogos eletrônicos, Arcane, TCC
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