Trabalho de Conclusão de Curso
Nome: Michael Paulino Soares de Brito
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Matemática - Licenciatura
Orientador: Valdir Bezerra dos Santos Júnior
Ano: 2021
Orientador: Valdir Bezerra dos Santos Júnior
Ano: 2021
País: Brasil
Resumo
Resumo
Com o objetivo de analisar a utilização de um episódio do desenho Cyberchase como forma de introduzir o conceito de equação polinomial do primeiro grau aplicamos um questionário com dez alunos em uma turma do 7º ano dos Anos Finais de uma escola da rede privada da cidade de Caruaru. Utilizando a Teoria do Antropológico Didático, criada pelo didata francês Yves Chevallard, explicitamos a apresentação dos elementos algébricos presentes no episódio e depois, analisando os dados coletados por meio da aplicação do questionário, identificamos as técnicas que foram mobilizadas pelos estudantes em suas respostas, nos levando a inferir na potencialidade da utilização do desenho com estratégia para auxiliar o professor a introduzir em sala de aula os conceitos algébricos de equação, incógnita e variável.
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino, Equações - Estudo e ensino, Aprendizagem - Recursos audiovisuais, TCC
Para o texto completo, clique aqui!