Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

O Uso do Stop-Motion para Ensino-Aprendizagem de Ciências na Educação Básica: uma Revisão Integrativa

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Cecilia Siqueira de Oliveira
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura)
Orientador: Carolina Peixoto Magalhães
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
Em busca de analisar a interação entre o processo de ensino-aprendizagem e recursos tecnológicos para aplicar e desenvolver conhecimentos de ciências na educação básica, esta revisão de literatura integrativa tem como objetivo identificar o uso do stop-motion em sala de aula. O stop-motion é uma ferramenta digital de animação que consiste na ilusão de movimento, a partir de imagens estáticas de objetos inanimados. Foram escolhidos 4 bancos de dados para a pesquisa. Logo após a aplicação dos critérios de exclusão, e um deles sendo uma janela de tempo de 5 anos, resultou-se em um total de 80 artigos publicados, sendo apenas 19 para análise, em que os subcritérios foram posteriormente adicionados, totalizando 17 artigos. Conclui-se que o uso do stop-motion possui uma alta eficácia em sua aplicabilidade no conhecimento de ciências, além de incentivar e conquistar o interesse dos alunos. Este trabalho viabiliza o auxílio de outras pesquisas que buscam bibliografias que discutam metodologias ativas com stop-motion para diversos assuntos dentro e fora da ciência com o objetivo de atuar na intervenção no ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino de ciências, Animação, Ensino fundamental e médio, TCC

Para o texto completo, clique aqui!