Trabalho de Conclusão de Curso
Nome: Cecilia Siqueira de Oliveira
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura)
Orientador: Carolina Peixoto Magalhães
Ano: 2022
Orientador: Carolina Peixoto Magalhães
Ano: 2022
País: Brasil
Resumo
Resumo
Em busca de analisar a interação entre o processo de ensino-aprendizagem e
recursos tecnológicos para aplicar e desenvolver conhecimentos de ciências na
educação básica, esta revisão de literatura integrativa tem como objetivo identificar o
uso do stop-motion em sala de aula. O stop-motion é uma ferramenta digital de
animação que consiste na ilusão de movimento, a partir de imagens estáticas de
objetos inanimados. Foram escolhidos 4 bancos de dados para a pesquisa. Logo
após a aplicação dos critérios de exclusão, e um deles sendo uma janela de tempo
de 5 anos, resultou-se em um total de 80 artigos publicados, sendo apenas 19 para
análise, em que os subcritérios foram posteriormente adicionados, totalizando 17
artigos. Conclui-se que o uso do stop-motion possui uma alta eficácia em sua
aplicabilidade no conhecimento de ciências, além de incentivar e conquistar o
interesse dos alunos. Este trabalho viabiliza o auxílio de outras pesquisas que
buscam bibliografias que discutam metodologias ativas com stop-motion para
diversos assuntos dentro e fora da ciência com o objetivo de atuar na intervenção no
ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino de ciências, Animação, Ensino fundamental e médio, TCC
Para o texto completo, clique aqui!