Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Unity: Uma ferramenta de auxílio para o desenvolvimento de jogos

 

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Cristiano Cordeiro Teixeira Vaz
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense
Programa: Instituto de Computação
Orientadora: Helga Dolorico Balbi
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
A indústria de games digitais tem apresentado grande crescimento nos últimos anos, sendo esperado um aumento de 40% para 2021. Devido à pandemia do Covid-19 e ao isolamento, essa indústria vem experimentando um alto número de usuários, visto que muitos acabam optando por games para passarem o tempo. Infelizmente, a produção de jogos é bastante trabalhosa e difícil, já que exige uma grande quantidade de códigos e algoritmos até mesmo para as ações mais simples. Este estudo visa demonstrar a importância e eficácia da ferramenta Unity para o desenvolvimento de jogos 2D e retro tanto de maneira profissional, como acadêmica. O uso desta ferramenta permite um desenvolvimento mais rápido de jogos, visto que esta possui mecanismos internos próprios que reduzem a quantidade de códigos que teriam de ser criados. Inicialmente, o trabalho apresenta uma breve introdução sobre o cenário de jogos 2D e retro, explicando um pouco sobre seus gêneros e peculiaridades, e alguns exemplos de jogos desenvolvidos com Unity. A seguir, apresenta a ferramenta Unity, bem como suas principais funcionalidades, em sua versão gratuita, para o desenvolvimento de jogos. Também, de maneira breve, serão apresentadas algumas ferramentas para obtenção de assets, que são elementos sonoros e/ou visuais usados nos jogos. Em seguida, será demonstrado o uso do Unity para o desenvolvimento de personagens, movimentação, animação, um sistema simples de combate, movimento de câmera e menus. Finalmente, o estudo discutirá um pouco das facilidades e dificuldades encontradas no uso da ferramenta desde o início até o término da demonstração de desenvolvimento. Os resultados também serão discutidos, tendo eles sido bem satisfatórios e dentro do escopo proposto, mostrando o potencial da Unity.

Palavras-chave: Unity, Games, Retro, 2D, Jogos, Desenvolvimento, Jogo em computador, Desenvolvimento de produto, Software, TCC.



Para o texto completo, clique aqui!