Trabalho de Conclusão de Curso
Nome: Maria Jucicleide da Silva
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Licenciatura em Matemática
Orientador(a): Roberto Ribeiro da Silva
Ano: 2025
Orientador(a): Roberto Ribeiro da Silva
Ano: 2025
País: Brasil
Resumo
Resumo
A Matemática, frequentemente percebida como abstrata e desvinculada da realidade dos estudantes, pode adquirir novos sentidos quando integrada a elementos da cultura pop japonesa, especialmente os que despertam o interesse juvenil. Conforme destacam Lima et al., (2023), a contextualização do ensino por meio de referências culturais próximas ao universo do aluno contribui para a construção de significados mais sólidos e duradouros. De forma semelhante, Almeida et al., (2022) ressaltam que metodologias lúdicas e contextualizadas favorecem a motivação e o engajamento em disciplinas tradicionalmente vistas como complexas. A presente pesquisa tem como foco a utilização do anime Naruto como recurso pedagógico no ensino de conceitos matemáticos, com ênfase na razão entre grandezas de espécies distintas, como velocidade, tempo e energia (chakra). Nesse sentido, esta pesquisa buscou responder ao seguinte problema: como a integração de elementos do anime Naruto, que envolvem razões entre grandezas de espécies distintas, pode influenciar a compreensão dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental sobre conceitos matemáticos? No anime, diversas situações envolvem cálculos de proporção, escalas de poder, tempo de execução de técnicas e consumo de energia (chakra), que podem ser interpretados sob a ótica Matemática. A escolha do tema está relacionada à familiaridade dos estudantes com o universo dos animes, bem como à busca por metodologias mais envolventes e contextualizadas. A investigação se propõe a analisar de que modo o uso de elementos do anime Naruto pode contribuir para a aprendizagem de razão entre grandezas de espécies distintas no Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública situada no Agreste Pernambucano. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com a aplicação de atividade pedagógica um questionário baseado nas cenas do anime Naruto, visando avaliar a apropriação dos conteúdos pelos estudantes. Os resultados indicam que o uso intencional de elementos do anime potencializa o interesse pela disciplina, promovendo uma aprendizagem mais ativa e ilustrada. A pesquisa contribui para discussões sobre metodologias inovadoras em ciências exatas, destacando o potencial de recursos lúdicos para transformar desafios educacionais em oportunidades de aprendizagem alinhadas às demandas das novas gerações. Conclui-se que integrar aspectos da cultura pop japonesa ao ensino da Matemática pode ser uma estratégia eficaz para aproximar os conteúdos escolares da realidade dos alunos, estimulando a participação e a construção do conhecimento.
Palavras-chave: Animes, Cultura Pop Japonesa, Ensino de Matemática, Naruto, Razão entre grandezas distintas, TCC.
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