Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Uma História de Pescador


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Tatiana Rozas Mazzei
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador:  Luciano Saramago Pinheiro Soares
Ano: 2008
País: Brasil

Resumo
No relatório, trata-se da produção desse vídeo de curta-metragem de ficção que conta a história de um pescador, que seguiu a profissão do pai e envelhece numa mesma praia com os mesmos costumes que o cercam. Ele cresce com um desejo de ultrapassar os limites em que sempre viveu e explorar o novo, o que passa a se manifestar muito pouco em sua vida adulta. Esse desejo só é concretizado em sua velhice, quando ele parte rumo ao desconhecido. De uma forma poética, no vídeo, propõe-se a mostrar não apenas a história de um homem, mas a renovação da vida com um ciclo que se completa ao final da história. “Uma história de pescador” foi concebido e produzido focando a composição da imagem, principalmente, por meio do seu tratamento gráfico. Todo o processo de realização do vídeo foi planejado com essa perspectiva, de modo que fosse adequado à pós-produção. Desde a preparação do roteiro até a finalização do vídeo, passando por concepção da arte, confecção de storyboard, produção, direção, edição e aplicação de efeitos visuais, a realização desse vídeo é analisada no âmbito do aparato técnico utilizado e das idéias que se desenvolveram nessas condições.

Palavras-chave: Audiovisual, Pescador, Velhice, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Quem Come um Ponto Aumenta um Ponto


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Mili Bursztyn de Oliveira Santos
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador:  Fernando Antonio Soares Fragoz
Ano: 2008
País: Brasil

Resumo
Neste trabalho apresenta-se o processo de criação do curta-metragem em vídeo Quem como um ponto aumenta o conto. Descreve-se cada etapa, desde a concepção e roterização até a montagem, apresentando e refletindo sobre as referências conceituais utilizadas e, também, as dificuldades enfrentadas ao longo da produção. O vídeo conta a história de uma mãe que conta uma história para sua filha. Utilizando elementos de filmagem e animação, procura-se criar um cenário ‘real’ contraposto ao cenário ‘fantástico’ da história imaginada pela menina. Utilizaram-se recursos e efeitos, dentro das restrições orçamentárias e domínio técnico da equipe, que pudessem conferir ao vídeo uma atmosfera, ao mesmo tempo, de suspense e lúdica.

Palavras-chave: Produção Audiovisual, Curta-metragem, Cinema, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Animasom


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Patrícia Santos Feitosa, Stefania Veiga Blink
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora:  Ivana Capeller
Ano: 2008
País: Brasil

Resumo
No relatório, tem-se como objetivo descrever e analisar as fases de pré-produção, produção e pós-produção da animação em curta metragem Animasom. O vídeo de cinco minutos mostra a história de um menino que encontra um par de orelhas e descobre o mundo dos sons. No projeto, propõe-se fazer o espectador explorar, junto com o personagem, o mundo dos sons e os detalhes da mixagem do áudio. Cada etapa do processo de desenvolvimento da animação é tratada, desde o surgimento da ideia de desbravar diferentes ambientes sonoros utilizando a animação como linguagem até a finalização do filme.

Palavras-chave: Audiovisual, Curta-metragem, Sonorização, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

007 - Permissão Para Educar: Uma aplicação de recursos de mídia no ensino de Física


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Wagner de Souza
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Instituto de Física
Orientadora: Lígia de Farias Moreira
Ano: 2003
País: Brasil

Resumo
Uma revolução audiovisual na escola vem sendo anunciada a muitos anos, porém está longe no horizonte o dia no qual a educação utilizará estes recursos plenamente Para minimizar este problema, propomos neste projeto, a construção de material didático, baseado no vídeo e na animação de computador, dentro de uma metodologia totalmente adequada a realidade das escolas brasileiras. Com base no avanço da tecnologia de digitalização de vídeo e na popularização de softwares de animação esperamos ajudar o educador do Ensino Médio na elaboração destas ferramentas de auxílio aos seus anos. Descreveremos a digitalização e a edição de trechos de filmes do 007 e, com base numa pedagogia critica, analisaremos os conceitos físicos envolvidos. A partir das ideias contidas nos vídeos geramos animações em Flash que esperamos sejam usadas pelos educadores quando da exposição formal dos conceitos.

Palavras-chave: Ensino de física, Mídia eletrônica, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Produção de Animações Didáticas Usando Logo


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Cristiane Barbosa Pinheiro
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Instituto de Física
Orientador: Carlos Eduardo Aguiar
Ano: 2001
País: Brasil

Resumo
Discute algumas questões gerais sobre a utilização de animações no Ensino de física. Na Seção 2, discutimos algumas questões gerais sobre a utilização do computador no ensino de Física. Na Seção 3 é feita uma rápida apresentação do formato GIF e de algumas ferramentas de otimização. A Seção 4 é dedicada à produção de animações GIF usando o SuperLogo. A integração das animações GIF em páginas da Internet e o seu controle com JavaScript são discutidos na Seção 5. Alguns exemplos de animações didáticas produzidas com o Logo são apresentados na Seção 6. Na Seção '7 estão algumas conclusões e comentários. Finalmente, na Seção 8 listamos algumas páginas da Internet com animações didáticas, e na Seção 9 mostramos os programas Logo que usamos para criar as animações.

Palavras-chave: Logo, Animação (computação gráfica), Ensino de físicaTCC.


Para o texto completo, clique aqui!