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Os Processos de Hibridismo Cultural na Animação Japonesa: Uma compreensão do campo a partir do caso “Little Witch Academia” e o subgênero de garotas mágicas

Dissertação de Mestrado

Nome: Gustavo de Melo França
Instituição: UFS - Universidade Federal de Sergipe
Programa: Mestrado em Comunicação
Orientador(a): Jean Fábio Borba Cerqueira
Ano: 2020
País: Brasil

Resumo
Nos últimos anos a animação japonesa apresentou uma maior penetração em mercados estrangeiros, sobretudo por causa das plataformas de streaming, as quais despontam como novas forças que tencionam o campo da animação japonesa. Diante deste contexto, esta pesquisa assume como objetivo geral investigar os processos de hibridismos culturais na configuração visual da produção animada japonesa em resposta às tensões ocorridas em seu campo a partir do subgênero de garotas mágicas. Assume-se, portanto, que produções culturais e artísticas são históricas e que sua construção está imersa na dinâmica do campo. Como fundamento central deste trabalho, encontram-se os estudos de Pierre Bourdieu e Néstor García Canclini e suas considerações a respeito da capacidade de combinação, reprodução e renovação da cultura, e também do nivelamento, da convergência e das disputas de posição. Como de corpus de análise, serão contempladas a animação ―Little Witch Academia‖ e outras produções animadas que fazem parte do subgênero Mahou shoujo (garotas mágicas), a partir dos contextos sociocultural, histórico, político e econômico, de modo a compreender como a animação japonesa mescla elementos culturais nacionais com os elementos estrangeiros, em sua configuração visual tanto na aparência das personagens quanto nos mundos narrativos representados.

Abstract
In recent years the Japanese animation has shown a greater penetration in foreign markets, mainly because of streaming platforms, which emerge as new forces that strain the field. Given this context, this research assumes as a general aim to investigate the processes of cultural hybridism in the visual configuration of Japanese animated production in response to the tensions that occurred in their field from the subgenre of magical girls. Therefore, it is assumed that cultural and artistic productions are historical and that their construction is immersed in the dynamics of the field. As the central foundation of this work, there are the studies of Pierre Bourdieu and Néstor García Canclini and their considerations regarding the capacity for combination, reproduction and renewal of culture, as well as leveling, convergence and position disputes. As a corpus of analysis, the animation ―Little Witch Academia‖ and other animated productions that are part of the subgenre Mahou shoujo (magical girls) will be contemplated, from the socio-cultural, historical, political and economic contexts, in order to understand how the animation Japanese mixes national cultural elements with foreign elements, in their visual configuration both in the appearance of the characters and in the narrative worlds represented.

Palavras-chave: Comunicação de massa, Animação cultural, Televisão, Seriados, Hibridismo cultural, Campo, Animação japonesa, Garotas mágicas (Gênero), Little Witch Academia (Animação), Cultural hybridism, Field, Japanese animation, Magical girls, Dissertação.

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Os Cavaleiros do Zodíaco: O animê como material didático para o ensino de história

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Maquerle dos Santos Barbosa
Instituição: UFS - Universidade Federal de Sergipe
Programa: Graduação em História
Orientador(a): Bruno Gonçalves Álvaro
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a utilização do animê Os Cavaleiros do Zodíaco como material de ensino em sala de aula, estudo de cunho exploratório e experimental, para isso foi realizada uma coleta de referenciais históricos presentes na obra de Masami Kurumada. Apresentando uma breve história da origem do mangá e do animê no Japão e a chegada do primeiro animê ao Brasil, e a influência que essa cultura nipônica possui até os dias atuais, para assim contextualizar as principais sagas da obra Os Cavaleiros do Zodíaco, a partir disso analisar a mitologia exposta no animê e as características dos deuses Atena, Poseidon e Hades construindo assim uma metodologia eficiente para o ensino da História. De caráter experimental foi concretizado uma aula para alunos cursando o sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, fazendo assim a comprovação da eficiência dos ponderados neste trabalho.

Palavras-chave: História, Ensino de história, Mitologia, Cavaleiros do zodíaco, TCC

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Narrativas de Vida em Stop Motion: Uma experiência de ensino de língua portuguesa em práticas de multiletramento no ensino fundamental

Dissertação de Mestrado

Nome: Fabiana Santos de Sousa Matos
Instituição: UFS - Universidade Federal de Sergipe
Programa: Mestrado profissional em Letras
Orientador(a): Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
A presente pesquisa surgiu do interesse de investigar como ocorrem os modos de representação dos personagens gays no cinema de animação. Este trabalho objetiva investigar a produtividade de práticas docentes que permitam promover o estudo de recursos linguístico-discursivos na produção de textos que possibilitem o uso social da linguagem em uma turma de 8º ano do ensino fundamental da rede estadual, no município de Salgado/SE. Com base em um diagnóstico realizado no início do ano letivo, identificamos que os estudantes, em atividades de produção de narrativas sobre fatos vividos em família, apresentavam dificuldades em relação, principalmente, à construção de uma ação complicadora que levasse as ações propostas a um desfecho adequado, em um tempo e espaço narrativo. Ao tomar por base o caráter dialético da linguagem (BAKHTIN, 2006); a concepção da escrita como processo (PASSARELLI, 2012), a consciência sobre a importância das narrativas de memória/vida para a construção de nossa identidade e partilha do saber (BOSI, 1994), além da necessidade de tornar as práticas de ensino-aprendizagem mais significativas a partir dos multiletramentos (ROJO, 2012), foram organizadas atividades didáticas direcionadas à produção de narrativas em stop motion a partir de histórias construídas por meio do resgate de acontecimentos vivenciados por pessoas idosas da cidade – com a finalidade de dar voz a essas pessoas e proporcionar o intercâmbio de experiências de vida no contexto escolar. Esse processo de ensinoaprendizagem proporcionou a organização de um Caderno Pedagógico com o escopo de possibilitar relações dialógicas com outros professores de educação básica. Ressalta-se que nessa prática pedagógica é necessário que o docente adote um perfil pesquisador e seja um agente envolvido, por isso foram seguidas as orientações da pesquisa-ação, segundo Tripp (2005). Em síntese, a metodologia se organizou em cinco etapas: na primeira, ocorreu a sondagem das capacidades dos estudantes, a partir da produção inicial de narrativas de vida em sala de aula; na segunda, os estudantes participaram de uma oficina na qual aprenderam a lidar com a ferramenta stop motion e aprofundaram os conhecimentos sobre o gênero curta-metragem; na terceira, aconteceram os estudos sobre narrativas de memória/ de vida; na quarta, a produção dos textos que permitiram o registro das histórias contadas – as quais serviram de base para a produção dos roteiros dos curtas; na quinta, a adaptação do texto para a linguagem cinematográfica. Nesse momento, os discentes participaram de uma última oficina e, em grupos, produziram animações que foram partilhadas com todos os envolvidos no projeto. Ao final, observamos que, por meio da proposta didática aqui apresentada, foi possível envolver os estudantes em práticas de linguagem que ultrapassaram os limites da escola e possibilitaram atividades de escrita com função social, histórica e cultural por meio da produção de narrativas de memória/ de vida. Por meio desta pesquisa, foi possível perceber a pertinência das práticas de multiletramentos para o ensino de língua portuguesa, por permitir atividades de modo significativo, criativo e dinâmico, além de possibilitar a conexão dos conteúdos curriculares às situações de vida em sociedade, pois as atividades partiram de textos orais, coletados em momentos informais com pessoas do convívio social, para a produção de textos formais e multissemióticos, o que também possibilitou a valorização de todos os envolvidos: estudantes, idosos e comunidade escolar.

Abstract
This paper aim is to investigate the productivity of teaching practices, which allow promoting the study of linguistic and discursive resources in texts production that encourage the language social use. The research was performed with a 8th grade class from a state school located in Salgado/SE. Based on a diagnosis performed at the beginning of school year, it was possible to identify that the students had some difficulty producing narrative texts about facts they lived with their families. They presented difficulties mainly to elaborate a complicating action that would culminate in a suitable closure to the proposed action in a specified narrative time and space. It was taken as basis the dialectical character of the language (BAKHTHIN, 2006), the conception of writing as a process (PASSARELI, 2012), the consciousness about how important the narratives on life and memoirs are to build our identity and to share knowledge (BOSI, 1994), withal the need to make the teaching-learning techniques more meaningful by using multiliteracies (ROJO, 2012). Then, it was organized some didactic activities to produce animations, using the stop motion technique, based on retold stories lived by elders residing in the city – the purpose was to voice the elders and to provide interchange of life experiences, inside the school context. In addition, through the learning-teaching process, a pedagogical guide was produced purposing to allow dialogic relations with other teachers from basic education. It is important to notice that in this pedagogical practice is necessary for the teacher to take on the profile of a researcher and to be an involved agent, which is the reason why the action research orientations, according to Tripp (2006), were used. Summarizing, the methodology was organized in five steps: the first one was an investigation about the skills of the students and they produced, in class, narrative texts to be analyzed. In the second step, the students participated in a workshop to learn how to use the stop motion tool and about the short films gender. After that, they studied about narrative texts on life and memoirs as the third step. The fourth one was texts production by registering told stories, which were used as basis to make scripts for the short films. Then, in the fifth step, they participated in another workshop and, in groups, produced animations that were shared with everyone involved in the project. At the end, we observed that by using the didactic proposal presented, it was possible to involve students in language practices that exceeded school borders and made possible writing activities with a social, historical and cultural function through the production of narratives on life and memoirs. Through this research was possible to perceive the relevance of multiliteracies to the Portuguese language teaching by allowing meaningful, dynamic and creative activities while connecting school subjects and daily situations. Moreover, that was possible because the activities depart from oral texts, collected in informal moments, to produce multisemiotic texts, which also allowed all parts involved in this research to be valued (the elders, the students, and the school community).

Palavras-chave: Letramento, Escrita criativa, Ensino fundamental, Multissemioses, Narrativas de memória, Narrativas de vida, Processo de ensino-aprendizagem, Língua portuguesa, Multisemiotic texts, Narratives on life and memoirs, Learning-teaching process, Text production, Dissertação.

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Saindo do Armário: Representação do personagem gay nos filmes de animação "Mary e Max" e "Paranorman"

Dissertação de Mestrado

Nome: Suyene Correia Santos
Instituição: UFS - Universidade Federal de Sergipe
Programa: Mestrado em Educação
Orientador(a): Renata Barreto Malta
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
A presente pesquisa surgiu do interesse de investigar como ocorrem os modos de representação dos personagens gays no cinema de animação. Para verificar as características e especificidades dessas representações, elencamos como objeto de estudo os personagens Damian e Mitch, respectivamente, dos filmes de animação ―Mary e Max‖ e ―ParaNorman‖, por terem sido os primeiros homossexuais assumidos dessa vertente cinematográfica. De início, buscamos sustentação teórica nos estudos de Stuart Hall, Michel Foucault e Judith Butler para compreendermos os conceitos de identidade, representação, sexualidade e gênero. Em nossa trajetória teórica, pareceu-nos pertinente observar como se configuraram as representações de personagens homossexuais no cinema hollywoodiano e no cinema de animação desde sua invenção até a contemporaneidade. Para tanto, contribuíram as pesquisas de Vito Russo e William Mann sobre a temática em questão. No campo do empírico, optamos pela Análise de Conteúdo, amparada pela Análise Fílmica, como abordagem metodológica e partimos de cinco categorias, embasadas nos aspectos comportamentais e psicológicos de Damian e Mitch, para chegarmos às respostas de três questionamentos: 1) quais tipos de representações surgem da mediação realizada pelo cinema de animação, especificamente, do corpus em questão? 2) essas representações corroboram uma estereotipia ou deflagram novos papéis sociais positivos? 3) qual o grau de importância desses personagens na trama e como eles se relacionam com os seus companheiros? Ao final das análises, concluímos que os modelos de representação dos personagens gays estudados são estereotipados e estigmatizados, alicerçados de algum modo no sistema hegemônico heteronormativo, ainda que reconheçamos a importância da visibilidade de personagens homossexuais em um produto cultural como o filme de animação, na abertura de caminhos para uma possível conscientização dos espectadores infanto-juvenis sobre diversidade sexual.

Abstract
This research emerges from the interest to investigate how modes of representation of gay characters in the animated film occur. To observe the characteristics and specificities of these representations, we have chosen as object the characters Damian and Mitch, respectively, from the animated films "Mary and Max" and "ParaNorman" for being the first openly gay characters in this type of film. Firstly, we have based the theoretical study on Stuart Hall, Michel Foucault and Judith Butler to understand the concepts of identity, representation, sexuality and gender. In our theoretical trajectory, it seemed pertinent to note how the representation of gay characters in Hollywood movies and animated film is shaped since their invention to contemporaneity. Therefore, the research developed by Vito Russo and William Mann has contributed regarding the issue. In the empirical field, we have chosen the Content Analysis, supported by Film Analysis, as methodological approach. We have defined five categories, based on the behavioral and psychological aspects of Damian and Mitch; aiming to answer the following questions: 1) what types of representations have emerged from the mediation conducted by the animated films, specifically the corpus of this research? 2) do those representations reaffirm a stereotype or do they trigger new positive social roles ? 3) what is the level of importance of these characters in the plot and how do they relate to their peers? At the end of the analysis, we have concluded that the representation of the gay characters here studied are stereotyped and stigmatized, grounded, somehow, in the heteronormative hegemonic system. Even though, we recognize the importance of the visibility of gay characters in a cultural product such as the animated film, opening paths for a possible awareness of children and young viewers about sexual diversity.

Palavras-chave: Comunicação, Comunicação de massa, Cinema, Homossexualidade no cinema, Identidade de gênero, Representação cinematográfica, Filmes de Animação, Homossexualidade, Representação, Identidade, Animated films, Homosexuality, Movie theater, Representation, Identity, Dissertação.

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Animações Interativas como Instrumento Pedagógico nas Aulas Experimentais de Física: A concepção dos professores

Dissertação de Mestrado

Nome: Tiago Nery Ribeiro
Instituição: UFS - Universidade Federal de Sergipe
Programa: Mestrado em Educação
Orientador(a): Maria Inêz Oliveira Araujo
Ano: 2009
País: Brasil

Resumo
A inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas é um processo que já foi iniciado, e que, tenderá a modificar, mais cedo ou mais tarde, o perfil do processo de ensino-aprendizagem. Os softwares de animação podem se tornar uma alternativa para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem de Física, tornandoo mais significativo para o aluno. Por isso, este trabalho teve como objetivo analisar as concepções dos professores de Física do ensino médio sobre o software de animação como instrumento pedagógico nas aulas e as possibilidades de proporcionar a aprendizagem. Para isso, estabelecemos um quadro teórico sobre os critérios de avaliação e definição de software de animação como instrumento pedagógico; conhecemos as dificuldades que os professores de Física encontram no processo de ensino-aprendizagem; caracterizamos o software Transformações Termodinâmicas para análise prévia dos professores e analisamos as concepções dos mesmos sobre o software de animação. Para tanto, utilizamos como aporte teórico a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizada uma metodologia qualitativa através de uma entrevista semiestruturada. Nesse sentido, a partir do quadro teórico e das concepções dos professores, podemos vislumbrar que uma das principais características de um software de animação, como ferramenta pedagógica nas aulas experimentais de Física, é como ele pode favorecer o processo de ensino aprendizagem, como o aluno deve construir o seu conhecimento entre o teórico e o experimental, entre o estático e o dinâmico. Podemos também evidenciar, que as concepções dos professores puderam validar o conjunto de critérios definidos no quadro teórico que são preponderantes no processo de aprendizagem com esse tipo de ferramenta, que são: a base pedagógica utilizada na construção do software e os aspectos técnicos.

Abstract
The integration of Information Communication Technology in schools is a process that has already started, and that tend to change sooner or later, the profile of the teaching-learning process. The animation software can become an alternative to streamline the process of teaching and learning of physics, making it more meaningful for the student. Therefore, this study aimed to examine the concepts of physics teachers in high school about the software of animation as a pedagogical tool in the classroom and provide opportunities for learning. For this, we established a theoretical framework on the evaluation criteria and definition of software for animation as a pedagogical tool, know the difficulties that teachers of physics are in the process of teaching-learning software transformations characterize the thermodynamic analysis prior to the teachers and analyze the conceptions of the same software on the animation. Then, we established a theoretical framework on the evaluation criteria and definition of software for animation as a pedagogical tool, know the difficulties that teachers of physics are in the process of teaching-learning software transformations characterize the thermodynamic analysis prior to the teachers and analyze the conceptions of the same software on the animation. For this purpose, as a theoretical contribution to the meaningful learning theory of David Ausubel. For the development of the research we used a qualitative methodology using a semi-structured interview. Accordingly, from the theoretical framework and concepts of the teachers can see that one of the main characteristics of software as a tool for teaching animation classes in experimental physics is how it can facilitate the process of teaching learning and the student must construct the their knowledge of the theoretical and experimental, between the static and dynamic. We also show that the conceptions of teachers could validate the set of criteria defined in the theoretical framework that are predominant in the learning process with this type of tool, which are the basis used in the construction of educational software and the technical aspects.

Palavras-chave: Ensino de física, Tecnologia da informação e comunicação (TIC), Softwares de animação Teaching of physics, Information and communication technology (ICT), Software for animation, Dissertação.

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