Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1ªvez em 29/11/2011)
Nome: Daniel Grizante de AndradeInstituição: PUC-SP - Dept. de Computação
Programa: Comunicação e Semiótica
Orientador: Giselle Beiguelman
Ano: 2007
País: Brasil
Resumo
A presente dissertação tem como objetivo a pesquisa e mapeamento das mudanças sofridas pela animação em seus processos criativos e produtivos com o crescente uso da computação e com o surgimento de novos meios de comunicação digitais.
Devido à abrangência do termo animação, decidiu-se priorizar uma linha histórico-evolutiva do que conhecemos como cinema de animação.
Para tanto, foram analisadas obras contemporâneas de animação que utilizam a tecnologia computacional de forma inovadora para a linguagem, a exemplo de trabalhos de artistas como Mark Napier, Marius Watz, Zachary Lieberman, Ckoe, Hans Hoogerbrugge e Motomichi, além das séries de animaçãos para internet Stainboy, Ninjai e Cinema Bulbo e dos filmes Waking life, Ryan, Ghost in the shell, entre outros.
As análises deram-se a partir da constatação deleuzia-na de que a imagem em movimento, da qual a animação não se distingue, é produção de pensamento e, portanto, resulta de uma sutil relação entre linguagem, meios, tecnologia, intenções poéticas, estéticas e formações éticas, revelando verdadeiras formas de reflexão.
A partir destas análises, surgiram três grandes temas de suma importância para a compreensão desta animação produzida mediante a utilização da computação: o movimento criado a partir de códigos de programação, a imagem em movimento sintética e os novos meios de recepção da animação e sua influ-ência no processo criativo.
Constatou-se que a animação, linguagem historicamente ligada aos meios tecnológicos, ocupa hoje lugar de destaque na atual produção audiovisual, já que suas abordagens do movimento são plenamente compatíveis com os conceitos contemporâneos de construção da imagem em movimento.
Palavras-chave: Animação, Desenho animado, Cinema de animação, Computação gráfica, Arte tecnologia, Comunicação digital
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