Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1ªvez em 26/10/2011)
Instituição: Unicamp / Instituto de Artes
Orientador: Julio Plaza Gonzalez
Ano: 2000
País: Brasil
Resumo
Neste trabalho fazemos uma abordagem da relação entre técnica e arte em vista das repercussões, no âmbito da criação artística visual, ocasionadas pelo advento da computação gráfica. Procuramos saber de que maneira o computador afeta o trabalho de artistas visuais e se os seus conhecimentos tradicionais continuam válidos no ambiente digital. Muito se falou da superação de desenhistas, pintores e animadores devido a um tipo diferente de habilidade necessária a quem desejasse experimentar o computador como instrumento de elaboração plástica. O novo artista seria um técnico que passaria a fazer arte escrevendo programas e o valor da arte migraria da imagem final para o programa em si. Mas a tecnologia caminhou em direção ao artista, procurando reproduzir no computador uma condição natural para a prática visual. Esse direcionamento na verdade existia desde o começo da computação gráfica, para cujo desenvolvimento se contou com a colaboração mútua entre cientistas e artistas. Verificamos que a tecnologia digital prosperou na medida que incorporou conceitos e métodos tradicionais da arte e da manufatura. Estes princípios foram simulados por meio de algoritmos que se encontram na base dos processos digitais mais sofisticados. A computação gráfica, inclusive, reintroduziu o método na arte. Nestas condições - e ainda contando com a integraçãoe velocidade do universo digita l- estes recursos devidamente condicionados à; considerações de ordem artística permitem a manifestação de formas válidas de arte, atualizando o artista tecnicamente ao nível das mais avançadas práticas produtivas da sociedade.
Palavras-chave: Estética, Computação gráfica, Cinema
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