Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1ªvez em 29/11/2011)
Nome: Daniel Costa de Paiva
Instituição: UNISINOS - Dept. de Comunicação
Instituição: UNISINOS - Dept. de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada
Orientador: Soraia Raupp Musse
Ano: 2006
Orientador: Soraia Raupp Musse
Ano: 2006
País: Brasil
Resumo
Este trabalho apresenta um modelo baseado em ontologias para simulação de humanos virtuais em situaçães da vida cotidiana. Na abordagem utilizada, são considerados aspectos comportamentais de seres humanos, no que diz respeito à ocupação e deslocamento em ambientes. Com relação ao ambiente, é considerada uma classificação por funcionalidade (local de trabalho, escola, comércio, área de lazer, igreja, dentre outros), além de outras características, como horário de funcionamento e capacidade. Dentre os aspectos dos humanos virtuais são considerados seus estados emocionais (feliz, triste, com raiva,com medo, dentre outros), suas classificaçães por perfil (criança, adulto, adulto que tra- balha, dentre outros), personalidade (extrovertido, politizado, normal, dentre outros) e também a determinação de quais locais são objetivos obrigatórios ou não obrigatórios para cada perfil ou preferenciais para cada personalidade, ou ainda, que fazem parte das necessidades dos agentes. São tratados também eventos sociais de agrupamentos de pessoas. Outro ponto importante refere-se ao fato de que o presente trabalho pode ser utilizado para modelar ambientes internos, como shoppings, estaçães de trem ou ainda, externos, como vilas, bairros, cidades ou regiães e proporciona simulação coerente tanto quando se analisa o comportamento de um único agente como quando se analisa a movimentação global dos agentes no ambiente. O modelo proposto é de fácil parametrização e utilização, possibilitando a simulação de diferentes ambientes reais ou não, possuindo diversidade de locais, populaçães e suas características. Nesta dissertação, são descritos detalhes do desenvolvimento do protótipo, bem como analisados resultados de simulaçães.
Palavras-chave: modelagem, computação gráfica, simulação de multidão
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