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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

A Influência da Estética do HQ sobre o Timing no Cinema: Um olhar sobre a série adaptada The Maxx

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Anderson Mattoso Marques
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: André Luis Porto Macedo
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
O timing narrativo é o meio usado para a obtenção de uma mensagem ou emoção específica, utilizando-se de elementos do tempo dentro de uma história. Ele tem sua especificidade em cada mídia, seja na literatura, na música, no cinema ou quadrinhos. Diferentemente do cinema, onde o timing é dado pelo tempo e o ritmo de cada plano, as artes gráficas têm seus próprios meios para a utilização desse timing, que pode ser expresso, por exemplo, pela quantidade de quadros. Este artigo tem como principal objetivo demonstrar como o uso de alguns meios específicos, próprios de histórias em quadrinhos, podem ser utilizados em discursos cinematográficos, alterando assim seu timing conforme seu devido uso. Por meio de uma análise comparativa, esta pesquisa conclui que é possível e demonstra como já foi feita a utilização da estética visual da série The Maxx em sua adaptação para a animação de mesmo nome e como esta influenciou no seu timing narrativo.

Palavras-chave: Adaptação, Animação, Histórias em quadrinhos; Série de TV, Narrativa, Timing, TCC.


Abstract
The narrative timing is the means used for obtaining a specific emotion or message, using the time information within a story. It has its specificity in each media, whether in literature, music, movies or comics. Unlike the cinema, where the timing is determined by the time and the rhythm of each plan, the graphic arts have their own ways to use this timing, which can be expressed, for example, the number of frames. This article aims to demonstrate how the use of some specific means, own comics can be used in cinematic discourse, thus changing its timing as its appropriate use. Through a comparative analysis, this research concludes that it is possible and demonstrates how has been made using the visual aesthetics of The Maxx series in its adaptation to animation of the same name and how this influenced in its narrative timing.

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