Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Representatividades dos Elementos da Cultura Amazônica nas Animações: Rio 2 e Icamiabas

   

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Izabelle Regina Leal Nascimento
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Programa:  Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT) - Curso de Turismo 
Orientadora: Tura Márcia Raquel Cavalcante Guimarães
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a representatividade dos elementos culturais da Amazônia nas produções audiovisuais: Icamiabas (narrativa seriada dividida em três episódios), produzida pelo paraense Otoniel Oliveira e Rio 2 (longa-metragem), produzida pelo carioca Carlos Saldanha. A pesquisa se pauta na análise desses produtos considerados pelos profissionais de marketing como requisito que informam, convencem e alertam o cliente, o que o torna instrumento efetivo em conjunto com a imagem, pois influencia o receptor, que no caso dos produtos audiovisuais é o consumidor de conteúdo. Baseado na interação dialógica obtivemos detalhes das observações, falas, textos e filmagens sobre o assunto em pauta. Nas considerações discutimos o tratamento dado à imagem de elementos da região amazônica, o modo como é transposto nas animações e a relevâncias como elemento de adventos turísticos. 

Palavras-chave: Animação, Cultura, Amazonas, Rio 2, Icamiabas, TCC.

Abstract
This work aims to analyze the representativeness of the cultural elements of the Amazon in the audiovisual productions: Icamiabas (serial narrative divided into three episodes), produced by Otoniel Oliveira and Rio 2 (feature film), produced by the carioca Carlos Saldanha . The research focuses on the analysis of these products considered by marketers as a requirement that inform, convince and alert the customer, which makes it an effective instrument in conjunction with the image, as it influences the receiver, which in the case of audiovisual products is the consumer of content. Based on the dialogical interaction we obtained details of the observations, speeches, texts and filming on the subject at hand. In the considerations we discuss the treatment given to the image of elements of the Amazon region, the way it is transposed in the animations and to relevance as an element of tourism advents.

Keywords: Animation, Culture, Amazonas, Rio 2, Icamiabas.

Para o texto completo, clique aqui!